alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    A ciência comprova: há prevenção para a maior parte dos cânceres

    Apenas 5% deles têm causa genérica, o restante depende do nosso estilo de vida.

    Placeholder - loading - news single img

    Publicada em  

    Apesar de não ser uma doença rara, há muitas medidas para prevenir o câncer. Algumas formas do tumor são hereditárias – isso é, o indivíduo já nasce com alterações genéticas que determinam o risco de ter câncer. Mas isso representa somente 5% de todos os casos. Os outros 95% dependem do nosso estilo de vida.

    Desse modo, o câncer geralmente é resultado daquilo que fazemos voluntariamente ou não.

    E são duas as formas de prevenção: a primária e a secundária. A primeira é possível se conhecemos e evitamos a exposição, reduzindo ou evitando o risco não se expondo a determinados agentes.

    A segunda é possível identificando pessoas de risco e fazendo exames dirigidos, como é o caso da mamografia e do papanicolau nas mulheres, realizados nas idades de maior risco de ocorrência de câncer de mama e de colo de útero. O objetivo é diagnosticar manifestações clínicas iniciais de câncer, ou melhor ainda, identificar doenças pré-cancerosas.

    O câncer diagnosticado em fases iniciais é mais facilmente tratado, com menores riscos de complicações e sequelas e com maiores chances de cura.

    E os principais fatores de risco para câncer e diversas outras doenças graves são exposição solar repetida e sem proteção, dieta inadequada (excesso de gorduras, carnes, embutidos ou baixo consumo de alimentos com fibras, vitaminas e antioxidantes), consumo de qualquer forma de tabaco e de bebidas alcoólicas (principalmente o uso diário de destilados), sedentarismo, exposições profissionais a determinados agentes químicos e algumas infecções (HPV, por exemplo).

    Se você não fuma, seu índice de massa corpórea é 20, pratica exercícios físicos por pelo menos duas horas por semana, não se expõe ao sol, bebe moderadamente, tem uma dieta rica em vegetais e grãos e consome pouca carne processada, você está seguindo as recomendações da maior parte das associações médicas que trabalham em oncologia e apresentará um baixo risco de ter câncer.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    1. Home
    2. noticias
    3. a ciencia comprova ha …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.