Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

A pianista mais velha do mundo

A parisiense Colette Maze toca piano há mais de um século e, mesmo aos 107 anos, pratica quatro horas por dia e lançará seu sexto álbum com composições de Debussy. "O mais importante na vida é sempre

Publicada em  

Transcrito:

A parisiense Colette Maze tem 107 anos e é uma das pianistas mais antigas do mundo. Ela toca piano desde os cinco anos de idade.

Colette Maze (pianista):”É quase uma experiencia encarnada, já que você realmente tem contato físico com o piano: faz diferença se você pressiona as teclas suavemente ou as bate assim…Ou apenas as toca com a ponta dos dedos.”

Ela teve uma infancia rígida.

Colette Maze (pianista):Eu tinha uma mãe muito severa que não gostava muito de crianças, ao contrário da minha avó. Sempre tinha medo de levar uma surra por algo bobo que fazia, mas não sabia o motivo. O piano me acalmou nesses momentos.”

Aos 15 anos, Maze se formou no Conservatório de Paris e, depois, trabalhou como professora de música. Ela lançou seu primeiro álbum aos 84 anos com ajuda de seu filho, que não toca piano.

Fabrice Maze (Filho de Colette Maze):”Como muitas pessoas, minha mãe passou por períodos difíceis e vários eventos traumáticos, mas assim que se sentava para tocar piano, era capaz de recuperar as forças. Assim, seu ímpeto e motivação voltavam.”

Ela estará lançando em breve seu sexto álbum, com peças do compositor favorito Debussy.

Colette Maze (pianista):”O mais importante na vida é sempre curtir o novo e permanecer curioso. Você não pode se tornar vaidoso.”

Ela pratica durante 4 horas por dia, o que mantém seus dedos ágeis e sua mente também.

Veja também:

Vulcão Nyiragongo: Crianças esperam reencontrar famílias.

Temor de ciberataques ronda eleições alemãs.

Escrito por DW

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. a pianista mais velha do mundo

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.