Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Ações europeias do setor de defesa atingem máxima de dois meses após ação dos EUA contra Venezuela

Ações europeias do setor de defesa atingem máxima de dois meses após ação dos EUA contra Venezuela

Reuters

05/01/2026

Placeholder - loading - Projéteis de artilharia em uma sala de armazenamento da fábrica de artilharia do fabricante de munições Rheinmetall, em Unterluess, Alemanha, em 27 de agosto de 2025. REUTERS/Annegret Hilse/Fotografia
Projéteis de artilharia em uma sala de armazenamento da fábrica de artilharia do fabricante de munições Rheinmetall, em Unterluess, Alemanha, em 27 de agosto de 2025. REUTERS/Annegret Hilse/Fotografia

5 Jan (Reuters) - As ações do ⁠setor de defesa lideravam os ganhos na Europa nesta segunda-feira, após a ação militar dos EUA na Venezuela no fim de semana, que sustentava o otimismo em relação ao setor.

O índice de empresas aeroespaciais e de defesa subia cerca de 3,2%, atingindo seu maior valor desde o final de outubro, em comparação com o ​avanço de 0,4% do índice ⁠pan-europeu ⁠STOXX 600 .

As empresas alemãs Hensoldt , Rheinmetall , Renk subiam cerca de 6% e 7% e estavam entre as que mais se valorizavam no STOXX.

A italiana Leonardo também se valorizava cerca de 6% e a ‌sueca Saab teve alta de 6,7%, enquanto BAE Systems , ​Thales , Dassault Aviation subiam cerca de ‌4% cada uma.

A ​espanhola ​Indra também tinha alta de cerca de 6%.

Analistas da Jefferies disseram em uma nota que o ataque dos EUA ​à Venezuela remove um dos principais itens do foco da política externa de Washington, que agora pode se voltar para a Groenlândia e para a obtenção de um cessar-fogo na Ucrânia, o que tem sido um grande obstáculo para o setor.

O envio de tropas europeias para a Groenlândia pode estar novamente em pauta, observaram os analistas.

'Esses desenvolvimentos apoiariam os nomes da defesa europeia hoje, em nossa opinião, reforçando ⁠ainda mais a necessidade de aumentar os orçamentos de ‌defesa rapidamente', disseram eles.

A ⁠França reiterou nesta segunda-feira seu apoio à soberania e à integridade territorial da Dinamarca e da ‍Groenlândia, após novas ameaças do presidente dos EUA, Donald Trump, de assumir ​o ‌controle da Groenlândia.

(Reportagem de Maria Rugamer e Anna Pruchnicka)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.