Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

AIEA confirma que quase todo urânio considerado desaparecido na Líbia foi contabilizado

Placeholder - loading - Bandeira da Agência Internacional de Energia Atômica 01/03/2021 REUTERS/Lisi Niesner
Bandeira da Agência Internacional de Energia Atômica 01/03/2021 REUTERS/Lisi Niesner

Publicada em  

Por Francois Murphy

VIENA (Reuters) - A maior parte das cerca de 2,5 toneladas de concentrado de minério de urânio natural (UOC) recentemente declaradas desaparecidas de um local na Líbia foram encontradas naquele mesmo local, disse o órgão regulador nuclear da ONU aos Estados membros nesta sexta-feira, em um comunicado visto pela Reuters.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informou aos Estados membros, em uma declaração confidencial semelhante em 15 de março, reportada pela primeira vez pela Reuters, que dez tambores contendo o UOC haviam desaparecido de um local da Líbia que não estava sob controle do governo.

Embora a quantidade de material físsil seja menor do que a necessária para fazer uma bomba nuclear e precise passar por processos conhecidos como conversão e enriquecimento para ser utilizável em uma, a AIEA disse na época que perdê-lo 'pode apresentar um risco radiológico, bem como preocupações de segurança nuclear'.

Após a declaração das forças do leste da Líbia na semana passada de que os tambores de UOC foram encontrados perto do armazém de onde foram retirados no sul da Líbia, a AIEA realizou uma inspeção na terça-feira e descobriu que apenas 'uma quantidade relativamente pequena de UOC ainda estava desaparecida', disse a declaração da agência na sexta-feira.

“Durante a (inspeção), os inspetores da Agência observaram que os tambores que não estavam presentes no local declarado no momento da (inspeção) anterior haviam sido trazidos de volta e deixados próximos ao local declarado”, afirmou.

'Os inspetores da agência confirmaram que esses tambores continham UOC e testemunharam sua transferência de volta para o local declarado para armazenamento', acrescentou o comunicado.

(Reportagem de François Murphy)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. aiea confirma que quase todo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.