Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Alarmada com os EUA, Rússia está perto de aceitar uma Coreia do Norte com armas nucleares

Alarmada com os EUA, Rússia está perto de aceitar uma Coreia do Norte com armas nucleares

Reuters

18/12/2024

Placeholder - loading - Embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield 16/10/2024 REUTERS/Brendan McDermid
Embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield 16/10/2024 REUTERS/Brendan McDermid

Por Michelle Nichols

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - Os Estados Unidos expressaram alarme no Conselho de Segurança da ONU nesta quarta-feira, dizendo que a Rússia está perto de aceitar uma Coreia do Norte com armas nucleares, com Moscou e Pyongyang defendendo sua crescente cooperação.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse em setembro que Moscou considerava a ideia de 'desnuclearização' da Coreia do Norte como uma questão fechada porque entendia a lógica de Pyongyang de depender de armas nucleares como base de sua defesa.

'De forma alarmante, avaliamos que a Rússia pode estar próxima de aceitar o programa de armas nucleares da Coreia do Norte, revertendo o compromisso de décadas de Moscou de desnuclearizar a Península Coreana', disse a embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield.

'Acreditamos que Moscou se tornará mais relutante não apenas em criticar o desenvolvimento de armas nucleares por Pyongyang, mas também obstruirá ainda mais a aprovação de sanções ou resoluções que condenem o comportamento desestabilizador da Coreia do Norte', disse.

A Coreia do Sul e o Reino Unido criticaram as falas de Lavrov, dizendo que ele havia minado o regime global de não proliferação. O embaixador adjunto do Reino Unido na ONU, James Kariuki, descreveu o comentário de Lavrov como um 'desvio imprudente do princípio acordado de desarmamento completo, verificável e irreversível'.

O embaixador da Rússia na ONU, Vassily Nebenzia, não fez referência ao programa nuclear da Coreia do Norte quando se dirigiu ao conselho. Ele defendeu a crescente cooperação entre Moscou e Pyongyang como um direito soberano da Rússia.

'A cooperação russa com a RPDC.. está de acordo com o direito internacional, e não em violação a ele', disse, usando o acrônimo do nome oficial da Coreia do Norte. 'Isso não é direcionado contra nenhum país terceiro. Não representa nenhuma ameaça aos países da região ou à comunidade internacional, e não há dúvida de que continuaremos a desenvolver essa cooperação.'

A Rússia estreitou os laços diplomáticos e militares com a Coreia do Norte desde a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022, e o presidente russo, Vladimir Putin, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, visitaram os países um do outro.

A Rússia está usando tropas norte-coreanas para combater as forças ucranianas que mantêm um enclave na região russa de Kursk.

O embaixador da Coreia do Norte na ONU, Kim Song, descreveu os laços mais estreitos com a Rússia como uma 'contribuição positiva para a paz e a segurança internacionais'. Citando o que Pyongyang vê como um bloco militar baseado em armas nucleares liderado pelos EUA na região, ele também disse: 'A eclosão de uma guerra nuclear no nordeste da Ásia não é mais uma possibilidade, mas uma questão de tempo'.

(Reportagem de Michelle Nichols)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.