Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Alckmin diz que empenho do Brasil nesta semana é resolver questão do tarifaço dos EUA

Alckmin diz que empenho do Brasil nesta semana é resolver questão do tarifaço dos EUA

Reuters

28/07/2025

Placeholder - loading - Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, discursa em cerimônia no Palácio do Planalto 28/07/2025 REUTERS/Adriano Machado
Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, discursa em cerimônia no Palácio do Planalto 28/07/2025 REUTERS/Adriano Machado

Por Lisandra Paraguassu

(Reuters) - O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta segunda-feira que o governo brasileiro mantém o empenho essa semana para tentar resolver a questão do tarifaço norte-americano, previsto para entrar em vigor na sexta-feira.

'Todo o empenho agora nessa semana é para a gente buscar resolver o problema, nós estamos permanentemente no diálogo, nós estamos dialogando neste momento pelos canais institucionais e pela reserva', disse Alckmin.

Até agora, no entanto, não há sinais de algum movimento de que o governo norte-americano possa adiar a implementação da tarifa de 50% em toda a exportação brasileira para o país. Alckmin também não deu detalhes da negociação.

De acordo com fontes ouvidas pela Reuters, o governo trabalha com a certeza de que a taxação deve ser confirmada em 50%, porque não há tempo hábil para mudanças e, principalmente, pelas condições colocadas pelo presidente dos EUA na carta -- um dos pontos foi o fim do processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado.

Nesta segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se com Alckmin e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir as medidas de contingência que o governo estuda para tentar minimizar o impacto das tarifas para os exportadores brasileiros.

De acordo com uma fonte palaciana, a discussão não foi definitiva, mas sobre possibilidades que devem ser apresentadas ao presidente ao longo da semana. 'Não deve vir um pacote pronto, mas alternativas para o presidente decidir', disse a fonte.

A expectativa é que, em se confirmando as tarifas norte-americanas, algumas medidas sejam já apresentadas na sexta, mas não tudo -- vai depender do que vier do lado norte-americano.

A intenção, ainda, é continuar tentando negociar mesmo depois de 1º de agosto, mas apenas na parte comercial.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.