alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Além de curar dor de garganta, própolis evita cárie e cicatriza queimaduras

    As bactérias do estômago também não são capazes de fugir dos efeitos da substância, que ajuda a combater gastrite e úlcera.

    Por Redação

    Placeholder - loading - news single img

    Você provavelmente já deve ter usado própolis, seja em spray em gotas diluídas na água, para curar dor de garganta. Isso porque a substância combate bactérias responsáveis por doenças nas vias respiratórias. Mas esse é só um dos muitos benefícios que o produto traz para a saúde.

    Até as bactérias do estômago não estão imunes ao própolis. Um experimento feito por cientistas turcos, em 2016, constatou que o extrato do própolis é capaz de inibir o crescimento da Helicobacter pylori, causadora da gastrite, úlcera e câncer no estômago.

    E é importante salientar que existem alguns tipos do produto. “Por definição, própolis é um material que as abelhas produzem usando a própria cera e resinas de diferentes plantas”, explica o biólogo Masaharu Ikegaki, professor da Universidade Federal de Alfenas, em Minas Gerais. Ou seja, o que o distingue são os ingredientes obtidos na vegetação próxima às colmeias. Assim, a diversidade botânica faz com que as propriedades terapêuticas variem de uma versão para outra.

    O poder antimicrobiano dessa substância também aparece contra a cárie dental. Em alguns trabalhos, ela inclusive superou estratégias convencionais para evitar a reincidência da bactéria. “A própolis controla o micro-organismo inibindo os chamados fatores de virulência, isto é, os polissacarídeos, que colam a placa bacteriana, e os ácidos, que desmineralizam o dente”, explica o farmacêutico Pedro Luiz Rosalen, professor da Universidade Estadual de Campinas. Com seu uso, a prevenção do problema tende a ser mais duradoura.

    O uso da própolis sobre a pele é outra aplicação antiga, mas que deixou de ser considerada uma mera simpatia de avó. Em estudo realizado com pessoas internadas na Unidade de Queimados do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, um gel à base da resina se mostrou bastante eficaz na recuperação da pele.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    1. Home
    2. noticias
    3. alem de curar dor de garganta

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.