Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Alemanha enfrenta risco crescente de instabilidade financeira, alerta Bundesbank

Alemanha enfrenta risco crescente de instabilidade financeira, alerta Bundesbank

Reuters

06/11/2025

Placeholder - loading - Nota de cinco euros é exibida em sala na sede do Bundesbank, banco central alemão, em Frankfurt 17/05/2013 REUTERS/Kai Pfaffenbach
Nota de cinco euros é exibida em sala na sede do Bundesbank, banco central alemão, em Frankfurt 17/05/2013 REUTERS/Kai Pfaffenbach

FRANKFURT (Reuters) - A estabilidade financeira da Alemanha está enfrentando riscos crescentes devido à política econômica errática dos EUA, aos mercados de ações supervalorizados, aos níveis excessivos de endividamento em todo o mundo e ao azedamento do crédito bancário, alertou o banco central da Alemanha nesta quinta-feira.

A economia alemã, a maior da Europa, ficou estagnada nos últimos três anos e uma rigidez estrutural profundamente arraigada está impedindo sua recuperação, ainda que o aumento acentuado dos gastos do governo com defesa e infraestrutura provavelmente proporcione algum impulso nos próximos anos.

Descrevendo uma longa lista de vulnerabilidades, o Bundesbank concluiu que o risco geral está aumentando, conforme a fraqueza econômica está se infiltra em vários segmentos da economia, com as tarifas exacerbando os riscos.

(Reportagem de Balazs Koranyi)

POLÍTICA COMERCIAL ERRÁTICA DOS EUA, DESAFIOS ESTRUTURAIS

'O curso errático da política comercial dos EUA está pesando sobre a economia global, principalmente sobre o setor dependente de exportações da Alemanha', disse Michael Theurer, membro do conselho do Bundesbank, na revisão anual de estabilidade financeira do banco. 'Ao mesmo tempo, os desafios estruturais estão pesando cada vez mais sobre o setor corporativo alemão.'

Mesmo que a UE já tenha fechado um acordo comercial com os EUA, o ambiente continua muito incerto e isso pesará sobre a qualidade de crédito dos bancos alemães, acrescentou o Bundesbank.

O volume de empréstimos inadimplentes vem aumentando há algum tempo, principalmente devido a problemas no setor imobiliário comercial. Mesmo que a inadimplência de crédito ainda esteja 'dentro de um território administrável', os bancos estão cada vez mais precisando fazer ajustes de valor em seus empréstimos.

O Bundesbank também está preocupado com o aumento dos níveis de endividamento, tanto na UE quanto fora dela, uma vez que isso gera preocupações com a sustentabilidade da dívida.

'Dada a profunda integração do sistema financeiro da Alemanha ao sistema financeiro europeu e à luz do nexo banco-soberano, isso poderia representar um risco considerável para a estabilidade do sistema financeiro alemão', acrescentou.

'As regras fiscais nacionais recentemente alteradas não garantirão nem a sustentabilidade de longo prazo nem a conformidade com as regras fiscais da UE', acrescentou.

A questão é que a Europa precisa alcançar um crescimento econômico estável e persistente para tornar a dívida mais sustentável, mas isso exige reformas econômicas fundamentais, uma vez que seu crescimento potencial está preso em cerca de 1,3% a 1,4% ao ano, dizem os economistas.

O Bundesbank também está preocupado com as avaliações do mercado acionário e da dívida corporativa, que estão acima das médias de longo prazo, aumentando o risco de uma correção.

'A experiência nos ensinou que os mercados podem mudar suas avaliações em um instante', disse Theurer. 'As correções de preços de mercado podem, então, desencadear perdas consideráveis entre os intermediários financeiros.'

(Reportagem de Balazs Koranyi)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.