Alemanha investe pesado para receber fábrica de chips de US$11 bi de taiwanesa TSMC
Publicada em
Por Ben Blanchard e Thomas Escritt
TAIPÉ/BERLIM (Reuters) - A fabricante de chips taiwanesa TSMC comprometeu-se nesta terça-feira a investir 3,5 bilhões de euros em uma fábrica na Alemanha, sua primeira na Europa, aproveitando-se do enorme apoio do Estado para o projeto de 11 bilhões de dólares.
A fábrica, que será a terceira da TSMC fora das bases tradicionais de fabricação em Taiwan e na China, é fundamental para a ambição de Berlim de fomentar o setor de semicondutores doméstico de que sua indústria automotiva precisa para permanecer competitiva globalmente.
A União Europeia aprovou a legislação europeia de chips, um plano de subsídio de 43 bilhões de euros para dobrar sua capacidade de fabricação de chips até 2030, em uma tentativa de alcançar a Ásia e os Estados Unidos depois que a escassez e os altos preços de componentes eletrônicos durante a pandemia causaram estragos na economia do continente.
A Alemanha, que vem cortejando a maior fabricante de chips sob regime de terceirização do mundo desde 2021, contribuirá com até 5 bilhões de euros para a fábrica a ser instalada em Dresden, disseram autoridades alemãs.
'A Alemanha está agora provavelmente se tornando o principal local para a produção de semicondutores na Europa', disse o chanceler alemão, Olaf Scholz, menos de dois meses depois que a Intel anunciou um plano de 30 bilhões de euros para construir duas fábricas de chips no país.
A TSMC disse que investiria até 3,499 bilhões de euros em uma subsidiária, a European Semiconductor Manufacturing Company (ESMC), da qual deterá 70%.
As empresas alemãs Bosch e Infineon e a holandesa NXP terão 10% da fábrica cada uma, que produzirá até 40 mil wafers de chips por mês para carros e produtos industriais e domésticos quando for inaugurada em 2027. A fábrica custará cerca de 10 bilhões de euros no total.
A TSMC também está investindo 40 bilhões de dólares em uma nova fábrica no Estado norte-americano do Arizona, no oeste dos EUA, apoiando os planos de Washington de aumentar a fabricação de chips no país, e está construindo uma fábrica no Japão em uma joint venture com a Sony.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO