Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Aliado de Trump, Bannon enfrenta tribunal cético em tentativa de anular condenação

Placeholder - loading - Steve Bannon, ex-conselheiro sênior do ex-presidente dos EUA Donald Trump 21/10/2022 REUTERS/Jonathan Ernst
Steve Bannon, ex-conselheiro sênior do ex-presidente dos EUA Donald Trump 21/10/2022 REUTERS/Jonathan Ernst

Publicada em  

Por Andrew Goudsward

WASHINGTON (Reuters) - Steve Bannon, que foi conselheiro sênior do ex-presidente norte-americano Donald Trump, enfrentou o ceticismo de um tribunal federal de recursos nesta quinta-feira, enquanto tenta reverter sua condenação criminal por desafiar a intimação de um painel do Congresso, que investigou o ataque ao Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021.

Condenado no ano passado em duas acusações de desacato ao Congresso, Bannon tentou argumentar que não recebeu um julgamento justo porque o juiz o proibiu de apresentar argumentos centrais para sua defesa, incluindo que seu advogado avisou que ele não tinha que cumprir a intimação.

Bannon “agiu da única maneira que a lei lhe permitiu se comportar”, disse seu advogado David Schoen a um painel de três juízes do Tribunal de Recursos para o Circuito do Distrito de Columbia.

O ex-conselheiro de Trump afirmou ainda que não teve que entregar documentos ou testemunhar perante o comitê especial da Câmara dos Deputados, então liderado pelos democratas, porque o ex-presidente invocou o privilégio executivo, uma doutrina jurídica que mantém confidenciais algumas comunicações da Casa Branca.

O tribunal não pareceu convencido pelo argumento de Schoen.

A juíza Cornelia Pillard observou que Bannon não estava trabalhando na Casa Branca no momento da invasão, e que muitas das informações que o comitê buscava não estavam relacionadas às suas interações com Trump.

“Não vejo nos registros que houve outra resposta além de ‘não’”, disse Pillard sobre a maneira como Bannon lidou com a intimação.

Os promotores presentes no julgamento convenceram o juiz distrital Carl Nichols a proibir a defesa do privilégio executivo, argumentando que, legalmente, não importava o porquê de Bannon se recusar a cooperar, mas apenas que ele tomou uma decisão deliberada de não cumprir a intimação.

(Reportagem de Andrew Goudsward)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. aliado de trump bannon …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.