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    Alimentos benéficos para quem tem diabetes

    Listagem foi feita por especialistas da Argentina

    Por Larissa Valença

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    Hoje é o dia mundial de combate ao diabetes. Pensando nisso, profissionais do exterior indicam quais são os melhores alimentos para quem tem a doença. Os carboidratos saudáveis e alguns frutos do mar fazem parte da lista publicada no jornal ''Clarín’’.

    Para manter os níveis de glicose no sangue controlados, muitas vezes, são necessários remédios. Mas, além disso, mudanças no estilo de vida, e uma alimentação saudável, também, são imprescindíveis.

     As pessoas com diabetes devem consumir uma dieta mais saudável, em quantidades moderadas e é importante seguir horários regulares. Para especialistas da Clínica Mayo dos Estados Unidos, o plano alimentar saudável, por natureza, já possui muitos nutrientes e baixa quantidade de gordura e calorias. Sendo os pontos chaves: a ingestão de frutas, vegetais e cereais integrais. De modo geral, esse modelo é o melhor para quase todas as pessoas.

    Confiras quais produtos benéficos devem ser ingeridos no cotidiano:

    1-Carboidratos saudáveis

    Durante a digestão, os açúcares (carboidratos simples) e os amidos (carboidratos complexos) se decompõem em glicose sanguínea. Então, a ideia é comer os carboidratos mais saudáveis, como frutas, vegetais, cereais integrais, legumes (feijão, lentilhas, ervilha) e produtos lácteos com baixo teor de gordura.

     

    2-Alimentos com alto conteúdo de fibra.

    A fibra compreende todas as partes das plantas que o corpo não pode digerir ou absorber como alimento. Ela regula a digestão do corpo e ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue. Entre os alimentos desse tipo estão: os vegetais, as frutas, as frutas secas, os legumes (como feijão, aveia e lentilha), farinha de trigo integral.

    3-Peixes saudáveis para o coração.

    O indicado é comer peixes saudáveis para o coração ao menos duas vezes por semana. Isso pode ser uma boa opção as carnes gordurosas. Por exemplo: o bacalhau e o atum têm menos gorduras totais, saturadas e colesterol do que as carnes vermelhas e o frango. Já, o salmão, a sardinha e anchova, por exemplo, têm alto teor de ácidos graxos ômega-3, os quais melhoram a saúde cardíaco porque diminuem as gorduras presentes no sangue.

    Claro que o recomendável é não comer esses alimentos fritos.

     

    4-Gorduras boas.


    Os itens com gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas podem ajudar a minimizar os níveis de colesterol e entre eles estão: o abacate, as amêndoas, nozes, azeitonas azeite de oliva e amendoim. Porém, não exagere no consumo desses alimentos!

     

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