Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Amizades das mães podem fazer bem para o cérebro dos filhos

De acordo com os estudiosos, quanto mais amigos a mulher possui, melhor pode ser para o desempenho cognitivo do bebê

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Amizades das mães podem fazer bem para o cérebro dos filhos"

Publicada em  

De acordo com estudo norte americano recém-divulgado pela agência internacional de notícias, Reuters, quando novas mães tinham amigos prontos para ajudá-las, os bebês apresentaram melhores notas em testes cognitivos do que crianças com menor círculo de apoio social.

Laços fortes com amigos e famílias estão ligados com melhor comportamento e saúde física há muito tempo. Mas, agora uma série de estudos, também, indica que crianças com esse tipo de relação podem ser impactadas de forma duradoura em seu desenvolvimento emocional, intelectual e social.

Mas, pouco se sabe sobre como as conexões sociais podem influenciar o desenvolvimento cognitivo na primeira infância.

Para este estudo, pesquisadores examinaram dados de mil pares de mães e filhos. Eles questionaram mulheres sobre a sua estrutura familiar, amizades e relacionamentos nas suas comunidades e também olharam para os resultados dos testes a partir das avaliações cognitivas feitas quando as crianças tinham 2 anos de idade.

No geral, mães tinham em média 3.5 amigos. Quando elas tinham um número maior, os pequenos apresentaram maior nota nos testes cognitivos do que aquelas que tinham menos pessoas para fornecer certo suporte.


Para a coautora da pesquisa, Kaja LeWinn, que é psiquiatra e pesquisadora na Universidade da Califórnia, em São Francisco, nos Estados Unidos, fora do contexto familiar, mães com uma extensa rede social de apoio podem ser capazes de recorrer a recursos dessas pessoas, aliviando, assim, alguns dos encargos associados a parentalidade.

A pesquisa não foi projetada para provar como a rede de suporte social pode afetar diretamente o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Outra limitação foi a falta de dados em relação à qualidade dos relacionamentos que as mães tinham com os diferentes indivíduos que elas interagiam regularmente.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. amizades das maes podem fazer …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.