alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Andar de bicicleta pode ser mais benéfico do que você pensa, aponta estudo

    Pesquisa avaliou que o uso desse meio de transporte influencia positivamente na saúde mental

    Por Larissa Valença

    Placeholder - loading - news single img

    De acordo com uma publicação de um jornal argentino, pesquisa realizada em sete cidades europeias avaliou o impacto na saúde do uso dos diferentes meios de transporte. Se deslocar utilizando a bicicleta é o que apresentou mais pontos favoráveis e melhores resultados em todos os aspectos estudados.

    Andar de bike, de acordo com o trabalho, auxilia a manter o estado físico, mas, também colabora para o bem-estar psicológico.

    Mais de  8 mil pessoas de locais, como: Barcelona, Londres, Roma, Viena e Zurich, completaram o questionário inicial. Além disso, mais de 3 mil fizeram outro teste final, composto por inúmeras perguntas voltadas à transporte e à saúde. Alguns exemplos de perguntas: qual meio era o mais usado; e como avaliavam seu estado de saúde geral.

    Além da bike, e da bicicleta elétrica, carro, moto, transporte público e caminhada foram as modalidades incluídas no levantamento.

    Já as questões que tratavam sobre a saúde mental foram focadas em quesitos, como: ansiedade, depressão, perda de controle emocional e bem estar psicológico; vitalidade, o que inclui nível de energia e fadiga e percepção de estresse. Também, foram questionados sobre relações sociais, como a sensação de solidão e o contato com familiares e ou amigos. 

    Resultado

    A conclusão do estudo publicado na revista Environment International mostrou que o veículo de duas rodas obteve excelente desempenho na pesquisa em todos os quesitos: Se associou com uma melhor saúde geral autopercebida, melhor saúde mental, maior vitalidade e menos estresse autopercebido. 


    Segundo a autora principal do estudo, esse é o primeiro trabalho que relaciona o uso de múltiplos meios de transporte urbano com efeitos para a saúde mental ou contatos sociais. Com isso, é possível avaliar tudo de forma mais realista, pois hoje é normal usar mais de uma alternativa para se deslocar, principalmente, nas grande cidades.

    1. Home
    2. noticias
    3. andar de bicicleta pode ser …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.