Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Aneel prorroga por 1 mês suspensão de cortes de energia por pandemia

Placeholder - loading - Técnicos trabalham em linha de distribuição de energia em Itu (SP)  27/10/2014 REUTERS/Nacho Doce
Técnicos trabalham em linha de distribuição de energia em Itu (SP) 27/10/2014 REUTERS/Nacho Doce

Publicada em  

Atualizada em  

Por Luciano Costa

(Reuters) - A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a prorrogação por um mês de medidas especiais válidas para o setor de distribuição de eletricidade durante a pandemia de coronavírus, que incluem limitações aos cortes de luz mesmo em casos de inadimplência.

A decisão, em reunião extraordinária nesta segunda-feira, atendeu pedido do governo de São Paulo, endossado por outros governos estaduais, e significa que as distribuidoras não poderão interromper o fornecimento para clientes residenciais e serviços essenciais até o final de julho, mesmo quando não houver pagamento.

O Ministério de Minas e Energia estima que as concessionárias do setor sofreram impacto negativo de 6,6 bilhões de reais com efeitos da Covid-19 desde 18 de março, incluindo 3,76 bilhões pela alta da inadimplência.

Em paralelo, a agência reguladora irá abrir uma consulta pública para discutir a flexibilização gradual dessas medidas especiais após julho, com previsão de retorno à normalidade total das regras em janeiro de 2021.

As medidas do regulador confirmam reportagem da Reuters, que publicou na semana passada que a Aneel iria prorrogar as restrições aos cortes de energia pelas elétricas e abrir discussão sobre a gradual retirada das limitações.

As regras diferenciadas para o setor de distribuição durante a pandemia de Covid-19 foram aprovadas inicialmente pela Aneel em 24 de março, então com validade prevista de 90 dias.

As principais empresas que atuam no setor de distribuição no Brasil incluem a italiana Enel, a espanhola Iberdrola, por meio da Neoenergia, e a chinesa State Grid, com a CPFL, além das locais Energisa e Equatorial.

VOLTA GRADUAL

Pela proposta que será discutida em consulta pública até o final de junho, a suspensão do fornecimento voltaria a ser permitida a partir de agosto para os consumidores em geral, com exceção dos clientes de baixa renda e daqueles que precisam de energia para alimentar equipamentos essenciais à vida.

As restrições também continuariam em vigor em caráter excepcional para regiões em que a entrega de faturas impressas estiver suspensa ou em que postos para pagamento estiverem fechados.

A possibilidade de corte da energia sem restrições seria retomada a partir de janeiro de 2021, segundo a Aneel.

Além das regras sobre suspensão do fornecimento, que visaram aliviar impactos sobre os consumidores em meio ao momento sensível da pandemia, as medidas especiais do regulador devido à Covid-19 incluíram também flexibilização de algumas obrigações das empresas, como a entrega de faturas impressas e o atendimento presencial.

Essas flexibilizações também foram prorrogadas até o final de julho, enquanto sua retomada gradual também será alvo de debate na discussão pública aberta pela Aneel.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. aneel prorroga ate fim de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.