Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

ANP interdita totalmente refinaria da Refit

ANP interdita totalmente refinaria da Refit

Reuters

30/01/2026

Placeholder - loading - Refinaria de petróleo
Refinaria de petróleo

Atualizada em  30/01/2026

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO, ⁠30 Jan (Reuters) - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) interditou totalmente na quinta-feira a refinaria da Refit, por questões relacionadas à segurança operacional, afirmou a autarquia em nota nesta sexta-feira.

A refinaria situada no Rio de Janeiro estava parcialmente interditada pela ANP desde 25 de outubro do ano passado, segundo a agência, em meio a investigações sobre o eventual envolvimento da empresa em fraudes tributárias.

A Refit abastecia cerca de 10% do mercado de combustíveis de São ​Paulo, o principal do país, e ⁠20% da ⁠demanda do Rio de Janeiro, segundo dados do setor.

'Essa ação foi resultado da análise de informações e documentos coletados pela agência, in loco, em 14/01/26, assim como de documentação enviada posteriormente pela empresa', afirmou a ANP.

Em nota, a Refit afirmou que a medida ‌é 'nula, porque o processo administrativo está suspenso até o julgamento de mérito ​pelo TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região)'.

'Com ‌essa nova determinação ​para interditar ​a companhia, a ANP demonstra total desprezo por decisões judiciais', disse a empresa, acrescentando que, em sua avaliação, não haveria registro de acidente grave, ocorrência ou ​risco que justificasse uma ação emergencial dessa magnitude.

Para o advogado da Refit, Fernando Hargreaves, a interdição da ANP pode ser considerada 'ilegal', já que não há qualquer risco, de incêndio ou dano ambiental por vazamento.

Ele acrescentou que a Refit é alvo de 'perseguição' por questões concorrenciais, e que vai recorrer da decisão em esfera judicial.

Além disso, comentou Hargreaves, a ANP e a Fazenda Nacional se recusam a fazer uma vistoria independente indicada pela Justiça.

Não foi possível falar imediatamente com a ANP sobre os comentários da Refit relacionados aos processos.

Ao final de novembro, a refinaria foi alvo de uma operação ⁠deflagrada pelas três esferas de governo para desarticular um suposto esquema de fraudes ‌da ordem de R$26 bilhões, que ⁠envolveria operações com empresas constituídas nos Estados Unidos, disseram autoridades.

Elas disseram que o grupo empresarial deve R$9,6 bilhões somente para o Tesouro de ‍São Paulo.

Na época, a Refit afirmou que os débitos tributários apontados pela Secretaria da Fazenda de São ​Paulo ‌estão sendo questionados pela companhia judicialmente, 'como fazem inúmeras empresas brasileiras'.

(Por Rodrigo Viga Gaier)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.