Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Antigo mapa nazista desencadeia caça ao tesouro na Holanda

Placeholder - loading - 06/01/2023 REUTERS/Piroschka van de Wouw
06/01/2023 REUTERS/Piroschka van de Wouw

Publicada em  

OMEREN, Holanda (Reuters) - Um mapa antigo que supostamente marca o local onde soldados alemães esconderam tesouros no valor de milhões de euros durante a Segunda Guerra Mundial despertou a imaginação de caçadores de tesouros amadores na Holanda nesta semana.

Armados com detectores de metal e pás, grupos vagaram pelos campos ao redor da zona rural de Ommeren, no leste do país, depois que o mapa foi divulgado pelo Arquivo Nacional Holandês na terça-feira.

O arquivo disse que acredita-se que o mapa indique onde os soldados nazistas esconderam quatro grandes caixas cheias de diamantes, rubis, ouro, prata e todos os tipos de joias que eles haviam saqueado após uma explosão em um banco em agosto de 1944.

O mapa foi obtido de um soldado alemão logo após a guerra pelo instituto holandês, que foi encarregado de rastrear ativos alemães na Holanda depois que o país foi libertado da ocupação nazista em 1945.

O arquivo de pesquisa que continha o mapa foi divulgado esta semana, pois o período máximo de 75 anos durante o qual ele poderia ser mantido em sigilo havia expirado.

Embora a existência do tesouro nunca tenha sido totalmente confirmada, o instituto empreendeu várias tentativas fracassadas de encontrá-lo em 1947, disse à Reuters a porta-voz do Arquivo Nacional, Anne-Marieke Samson.

'Não sabemos ao certo se o tesouro existiu. Mas o instituto fez várias verificações e considerou a história confiável', disse Samson. 'Mas eles nunca o encontraram e, se existisse, o tesouro poderia muito bem já ter sido desenterrado.'

Mas a pequena chance de encontrar objetos de valor não deteve os garimpeiros amadores.

'Vejo grupos de pessoas com detectores de metal em todos os lugares', disse Jan Henzen, de 57 anos, à Reuters enquanto fazia uma pausa em sua própria busca.

'Assim como muita gente, a notícia do tesouro me fez ir procurar por mim mesmo. A chance do tesouro ainda estar aqui depois de 70 anos é muito pequena, eu acho, mas quero tentar.'

O ex-prefeito de Ommeren, Klaas Tammes, que agora administra a fundação proprietária das terras que podem esconder o tesouro, disse ter visto pessoas de todo o país.

'Um mapa com uma fileira de três árvores e uma cruz vermelha marcando um local onde um tesouro deveria ser escondido desperta a imaginação', disse ele. 'Qualquer um que encontrar alguma coisa terá que nos reportar, então veremos. Mas eu não espero que seja fácil.'

(Reportagem de Piroschka van de Wouw)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. antigo mapa nazista …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.