Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Anvisa aprova novo medicamento para Esclerose Múltipla

Ainda sem cura, o medicamento ameniza os surtos da doença.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Anvisa aprova novo medicamento para Esclerose Múltipla"

Publicada em  

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o Ocrelizumabe, uma nova opção de tratamento para quem sofre de esclerose múltipla. Produzido pela Roche, o novo medicamento impede surtos da doença.

A esclerose múltipla é uma condição em que o sistema de defesa "ataca" a estrutura que reveste as células nervosas: a bainha de mielina. Isso causa sintomas diversos, como distúrbios do movimento.

Atualmente, ainda não há cura para a doença e os medicamentos existentes visam reduzir os surtos dela – episódios em que os sintomas são mais agudos.

A droga se liga ao linfócito B, célula de defesa que tem um papel importante na destruição da bainha. O medicamento é biológico, ou seja, seu princípio ativo é produzido por meio de organismos vivos.

Trata-se também de um anticorpo monoclonal que, para ser produzido, pesquisadores clonam uma célula de defesa, que depois é treinada para identificar e atacar agentes causadores de doenças.

A esclerose múltipla é uma condição em que o próprio sistema imunulógico acaba destruindo uma camada de gordura e proteína que reveste as células nervosas. Essa camada, chamada de bainha de mielina, permite a condução dos impulsos nervosos com velocidade e precisão – o que faz com que o cérebro comande as funções do corpo.

Com a destruição da camada, a doença vai progressivamente provocando alterações no humor, depressão, deterioração mental, fraqueza, lentidão, desequilíbrio, tremor, entre outros sintomas.

Para saber mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. anvisa aprova novo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.