Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Anvisa aprova trâmite para uso emergencial de vacinas contra Covid-19

Placeholder - loading - Enfermeira aplica vacina em britânico em Cardiff 08/12/2020 Justin Tallis/Pool via REUTERS
Enfermeira aplica vacina em britânico em Cardiff 08/12/2020 Justin Tallis/Pool via REUTERS

Publicada em  

Atualizada em  

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA, (Reuters) - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira, por unanimidade, a criação de um trâmite para concessão de autorização temporária de uso emergencial em caráter experimental de vacinas contra a Covid-19 durante a epidemia.

O novo rito estabelecido pela Anvisa segue o modelo de autorizações emergenciais adotadas em outros países, como Reino Unido, Estados Unidos e Canadá, e vale apenas para o período de pandemia e até a vacina receber o registro definitivo.

De acordo com as regras aprovadas pela agência, o pedido deve ser apresentado pelo próprio laboratório e aprovado pela diretoria colegiada da Anvisa. Apesar do rito sumário, o medicamento deverá cumprir requisitos mínimos de segurança, qualidade e eficácia da agência e precisarão ter a aplicação no país monitorada pelos laboratórios.

Em seu relatório, a diretora Alessandra Bastos afirmou que é pertinente e talvez imprescindível a previsão de autorizações emergenciais, já que, em meio à pandemia, 'os benefícios conhecidos podem ser maiores que os riscos'.

'A resolução resolve sim, ainda que parcialmente o problema do acesso', disse.

Entre os pontos previstos na resolução da Anvisa está, também, que as vacinas aprovadas nesse sistema devem ser usadas por programas públicos de vacinação sob a coordenação do Ministério da Saúde, impedindo a exploração comercial.

A resolução prevê, ainda, que a autorização emergencial pode ser suspensa, modificada ou cancelada.

A empresa também precisa se comprometer a concluir o processo de desenvolvimento da vacina e seguir com o processo de registro definitivo.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. anvisa aprova tramite para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.