Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Anvisa libera uso emergencial de medicamentos com anticorpos para Covid-19

Placeholder - loading - Prédio da Anvisa em Brasília 23/02/2021 REUTERS/Ueslei Marcelino
Prédio da Anvisa em Brasília 23/02/2021 REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta terça-feira o uso emergencial de dois medicamentos feitos com anticorpos para uso contra a Covid-19 em caso de pessoas que estejam com sintomas leves ou moderados, mas que tenham risco de progredir para formas graves da doença.

Os dois medicamentos, casirivimabe e imdevimabe, do laboratório Roche, não serão vendidos em farmácia e só poderão ser aplicados em hospital, em pacientes acima de 10 anos e 40 quilos de peso.

De acordo com a Anvisa, os medicamentos são feito a base de anticorpos monoclonais. Ou seja, proteínas feitas em laboratórios e que imitam a capacidade do sistema imunológico de combater elementos nocivos à saúde -- nesse caso, contra a proteína central do coronavírus causador da Covid-19.

Os dois medicamentos, de uso combinado, não podem ser usados por pacientes em estado grave e com uso de ventilação -- nesse caso, de acordo com a agência, podem inclusive piorar o quadro. Devem, no entanto, ser dados a pacientes com quadros leves e moderados, mas que têm comorbidades que possam levar a uma piora do quatro.

Entre os riscos destacados pela Anvisa, estão idade avançada, obesidade, doença cardiovascular, incluindo hipertensão, doença pulmonar crônica, diabetes, doença renal crônica, doença hepática crônica e imunossuprimidos.

O gerente-geral de medicamentos da Agência, Gustavo Mendes, afirmou, durante a reunião extraordinária que liberou o uso do medicamento, que seu uso 'reduziu significativamente o número de hospitalização e morte em paciente laboratorial sintomático com um ou mais fator de risco para doença grave.'

Por enquanto, no entanto, o medicamento recebeu apenas a autorização de uso emergencial, uma vez que as pesquisas continuam sendo feitas. A farmacêutica responsável já havia tido a mesma autorização da Agência de Alimentos e Medicamentos dos EUA, a FDA.

Esse é o segundo medicamento para uso contra a Covid-19 aprovado pela Anvisa. No início de março, foi liberado também o uso do antiviral remdesivir, esse para uso em pacientes com pneumonia causada pela Covid-19, não intubados, mas em tratamento hospitalar.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. anvisa libera uso emergencial …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.