Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Anvisa recolhe medicamentos para pressão alta

São eles: losartana, valsartana e irbesartana

Placeholder - loading - Lotes de medicamentos para tratamento de pressão alta são recolhidos pela Anvisa (Foto: shutterstock)
Lotes de medicamentos para tratamento de pressão alta são recolhidos pela Anvisa (Foto: shutterstock)

Publicada em  

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou o recolhimento de aproximadamente 200 lotes de medicamentos para o tratamento de pressão alta. Os remédios retirados de circulação têm o os princípios ativos do tipo sartanas – losartana, valsartana e irbesartana.

A Anvisa detectou impurezas neste princípio ativo e, segundo a agência, o recolhimento atinge lotes específicos de medicamentos, estratégia adotada em diversos países para os mesmos produtos. As impurezas encontradas, segundo especialistas, podem causar câncer em casos de exposição de longo prazo.

Por aqui, além do recolhimento de lotes de medicamentos, a agência também suspendeu a fabricação, importação, distribuição, comercialização e uso dos insumos farmacêuticos ativos com suspeita de contaminação. No total, foram 14 suspensões dos três insumos (losartana, valsartana e irbesartana) de dez fabricantes internacionais.

Caso você utilize alguns destes medicamentos para a hipertensão, a Anvisa orienta que o tratamento de não seja interrompido até que se faça a troca por outro medicamento, já que a interrupção pode causar prejuízos imediatos. Risco de morte por derrame, ataques cardíacos e insuficiência renal estão entre eles.

A agência ainda salienta que existem muitas outras alternativas medicamentosas para o tratamento de pressão alta. Por isso, não há risco de desabastecimento ou falta de medicamentos. A troca da medicação deve ser feita mediante orientação de um médico ou de um farmacêutico.

A Anvisa explica que o consumo desses medicamentos não oferece risco imediato para as pessoas que deles fazem uso, e que eles são eficazes para o tratamento de pressão alta, mas recomenda que sejam trocados por outro de igual valor terapêutico.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    Últimas Notícias

    1. Home
    2. noticias
    3. anvisa recolhe medicamentos …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.