Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Anvisa reforça que vacina da dengue é contraindicada para quem nunca teve a doença

Laboratório francês que distribui o imunizante por aqui tem 30 dias para readequar a bula.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Anvisa reforça que vacina da dengue é contraindicada para quem nunca teve a doença"

Publicada em  

A Anvisa reforçou que a vacina da dengue é contraindicada para pessoas que nunca tiveram contato com o vírus. Segundo a agência, o imunizante pode aumentar o risco de que a doença, contraída por quem ainda não teve contato com ela, apresente sintomas mais graves.

A decisão afeta a distribuição da Dengvaxia, fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur. Ela é a única vacina para a dengue registrada no Brasil e é aplicada na rede privada de saúde. No Paraná, no entanto, o governo estadual decidiu fornecer a vacina na rede pública.

Conforme o anúncio da Anvisa, a Sanofi terá 30 dias para adequar a bula eletrônica e enviar as novas orientações para os locais onde a vacina já está sendo distribuída. Lotes que forem produzidos a partir desta quinta-feira (24) já devem trazer a contraindicação.

O prazo de 30 dias também vale para que o laboratório apresente um "plano de minimização de riscos", tanto para os novos imunizados, quanto para quem já tomou a vacina. Técnicos da agência e da Sanofi já estão em contato com o governo do Paraná para definir o futuro da vacinação no estado.

Em nota, a Sanofi Pasteur afirmou que a decisão da Anvisa permite o acesso contínuo à vacina para os milhões de brasileiros que já tiveram a doença, e que o mesmo estudo que levou à determinação também "forneceu confirmação do valor protetor de longo prazo da vacina em indivíduos com uma infecção prévia por dengue".

A Dengvaxia foi registrada em 2015 no Brasil. A partir de então, a Anvisa recebeu notificações de 128 casos de reações adversas graves (dor abdominal persistente e intensa, por exemplo). Toda reação adversa que leve a pessoa a buscar atendimento médico é considerada "grave" pelo governo.

Segundo a agência, a existência desses casos não indica algum problema com a vacina. Reações do tipo são comuns a praticamente todas as vacinas, diz a Anvisa.

Desde o registro do imunizante no país, cerca de 350 mil pessoas foram vacinadas. O Ministério da Saúde, no entanto, não tem previsão de incluir a vacina contra dengue na rede pública nacional.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. anvisa reforca que vacina da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.