alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Aplicativos usados para regular o sono podem causar insônia

    Alguns recursos comuns nos smartphones podem estar causando o efeito contrário do esperado.

    Por Redação

    Placeholder - loading - news single img

    Quantos passos você deu, quantas calorias consumiu, o ritmo dos batimentos cardíacos e os ciclos do sono que você completou são informações facilmente coletadas por aplicativos de celular ou pulseiras rastreadoras. Apesar da praticidade que essas informações trazem ao dia a dia, um estudo comprovou que elas podem estar tirando o sono dos usuários.

    Testes que acompanham as ondas cerebrais e o coração durante o sono revelaram que, por mais normais que fossem os resultados clínicos dos pacientes, eles se sentiam cansados e estressados com o uso contínuo das tecnologias, que muitas vezes indicam resultados contrários aos da polissonografia feita por médicos especialistas.

    Segundo os pesquisadores, estudos anteriores já mostraram que as tecnologias de rastreamento de sono têm pouca comprovação científica

    O fenômeno da “ortosonia”, a obsessão com o sono correto, pode ser o culpado pela qualidade ruim do descanso dos pacientes. De acordo com psicólogos, a quantidade de dados disponíveis pode transformar o sono em uma tarefa quantificável. A consequência disso é que pessoas mais suscetíveis podem desenvolver níveis altos de estresse que, por sua vez, atrapalham o sono, virando um gatilho para insônia.

    O objetivo do estudo é promover um uso mais consciente dessas ferramentas. Os pesquisadores acreditam que os aplicativos podem ajudar a diagnosticar distúrbios como apneia e melhorar o sono, mas desde que o usuário não confie demais na sua precisão, nem fique tão preocupado em bater metas de sono.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    1. Home
    2. noticias
    3. aplicativos usados para …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.