alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Apneia do sono traz pode causar fadiga e até maior risco de depressão, mas tem tratamento

    Apesar disso, muitas pessoas com o problema ainda não tiveram o diagnóstico

    Por Letícia Furlan

    Placeholder - loading - news single img

    Além de causar insônia, dores de cabeça e fadiga diurna aos companheiros, o ronco exagerado é o sintoma de algo mais grave para quem sofre diretamente com ele: a apneia do sono, marcada por um colapso nas vias aéreas superiores, levando a uma respiração superficial que provoca diminuição do oxigênio no sangue.

    E este distúrbio durante o sono está associado a um maior risco de depressão, ataques cardíacos, derrames e outras doenças cardiovasculares, bem como resistência à insulina.

    E não é só isso: segundo levantamento estadunidense, até 30 por cento das colisões de veículos são causadas por motoristas sonolentos. E aqueles com com apnéia do sono têm quase cinco vezes mais chances de estar envolvidos em um acidente de automóvel do que outros motoristas.  

    Mas a boa notícia é que você não precisa conviver com a apneia e todos os males que ela traz, já que existe muitas opções de tratamento que podem controla-la.

    Uma variedade de máquinas e dispositivos, até mesmo cirurgias para casos extremos, podem apresentar uma pausa para esse pesadelo. Mas, infelizmente, são poucos os diagnosticados ou que recebem tratamento – um estudo descobriu que 90 por cento das pessoas com apnéia do sono não são diagnosticadas.

    Existem várias razões pelas quais a condição geralmente não é diagnosticada e tratada. Embora a apnéia do sono interrompa o sono, você geralmente permanece inconsciente enquanto isso acontece, e nem todos com a condição se sentem cansados ou roncam de formas que pareçam problemáticas. 

    Diagnosticar definitivamente a condição requer um teste de sono - em casa ou, na pior das hipóteses, em um laboratório. Ficar com fios na cama durante o sono não é nada confortável, o que é outra razão pela qual as pessoas podem evitar um diagnóstico.  

    Também pode haver o medo de tratamentos do problema. O tratamento mais comum é o uso de uma máquina que força a via aérea a abrir com a pressão aplicada através de uma máscara. E a perspectiva de dormir com uma máscara e ao lado de uma máquina pode ser desanimadora e, para alguns, desconfortável. Mas os dispositivos se tornaram muito mais confortáveis ??e silenciosos ao longo dos anos – os modelos mais novos são totalmente silenciosos. 

    Para pacientes obesos, perder peso pode reverter a apnéia do sono. Outras opções incluem aparelhos orais, adesivos nasais e, para casos extremos, cirurgia. Os custos dos dispositivos podem variar de centenas de dólares a milhares. 

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    1. Home
    2. /
    3. noticias
    4. /
    5. apneia do sono traz pode …
    6. /

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.