Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Aprenda como não ganhar peso durante as festas de fim de ano

A principais dicas são se pesar com frequência e praticar atividades físicas.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Aprenda como não ganhar peso durante as festas de fim de ano"

Publicada em  

Um estudo publicado no British Medical Journal descobriu algumas medidas eficazes para evitar o ganho de pesa durante as festas de fim de ano. Entre elas, se pesar regularmente e praticar atividades físicas.

As recomendações são especialmente importantes nessa época do ano, já que, de acordo com uma pesquisa, uma pessoa ganha em média entre 360 gramas a 1 quilo por ano – e grande parte corresponde ao período festivo.

Se as orientações do estudo foram seguidas, é possível perder cerca de 500 gramas. “A quantidade de peso evitada através dessas intervenções pode ser considerada pequena, mas na ausência delas, em 10 anos esse peso pode ser suficiente para impulsionar uma epidemia de obesidade”, alertou Amanda Farley, principal autora do estudo, à CBS News.

Para realizar o experimento, os pesquisadores recrutaram adultos com pesos variados e idade média de 44 anos. Eles foram divididos em dois grupos e acompanhados por 45 dias durante os períodos festivos de 2016 e 2017.

No primeiro grupo, chamado de grupo de intervenção, os voluntários receberam recomendações para se pesar duas vezes por semana e refletir sobre o número mostrado pela balança; eles também receberam dicas de como gerenciar o peso. Além disso, os participantes ganharam uma lista que informava quanta atividade física deveria ser feita de acordo com o tipo de alimento e bebida consumidos ao longo das festas.

Entre os alimentos notificados estava uma fatia de bolo, que corresponde a 18 minutos de corrida, e uma taça pequena de vinho, que requer 33 minutos de caminhada. Já o segundo grupo não recebeu instruções específicas.

Ao final do experimento, aqueles no grupo de controle ficaram alguns quilos mais pesados enquanto as pessoas do grupo de intervenção não registraram esse aumento de peso.

“Sabemos que muitas pessoas ganham peso no Natal e muitas vezes não perdem completamente. Isso pode afetar negativamente a saúde ao longo do tempo. Através do estudo, descobrimos que algumas estratégias simples nessa época do ano impedem que isso aconteça”, comentou Amanda.

Outra dica, segundo Nancy Farrell, da Academia de Nutrição e Dietética dos Estados Unidos, é que pessoas comam refeições leves e regulares nos dias que precedem as festividades, pois isso ajuda a evitar a ingestão exagerada de comida.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. aprenda como nao ganhar peso …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.