Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Arévalo assume como presidente da Guatemala após opositores adiarem posse

Placeholder - loading - Bernardo Arévalo toma posse como presidente da Guatemala   15/1/2024   REUTERS/Jose Cabezas
Bernardo Arévalo toma posse como presidente da Guatemala 15/1/2024 REUTERS/Jose Cabezas

Publicada em  

Por Sofia Menchu

CIDADE DA GUATEMALA (Reuters) - Bernardo Arévalo foi empossado como presidente da Guatemala na madrugada de segunda-feira, após uma posse caótica que foi adiada por horas devido a uma última tentativa dos oponentes do Congresso de enfraquecer sua autoridade.

A mais recente de uma série de reveses legislativos desencadeados pelos opositores ressaltou os desafios que Arévalo enfrenta como líder da nação mais populosa da América Central, para a qual ele se comprometeu a realizar reformas abrangentes e a enfrentar o aumento do custo de vida e da violência, principais motivadores da migração para os Estados Unidos.

Arévalo venceu as eleições de agosto de forma esmagadora e, cerca de 9 horas depois do início marcado de sua posse, ele prestou juramento como presidente, substituindo o político conservador Alejandro Giammattei, cujo governo foi envolvido em escândalos de corrupção. Giammattei não compareceu à cerimônia.

'Nossa democracia tem força para resistir e, por meio da união e da confiança, podemos transformar o cenário político da Guatemala', disse Arévalo momentos depois de assumir o cargo.

'Nunca mais haverá violações dos direitos humanos', acrescentou, enquanto centenas de apoiadores se reuniam na Plaza de la Constitucion, na capital, para cantar, dançar e comemorar.

A inesperada vitória eleitoral de Arévalo foi vista como um divisor de águas para a Guatemala, onde o político de 65 anos se apresentou como defensor da democracia e líder de um movimento progressista empenhado em remodelar um cenário político há muito dominado por partidos conservadores.

Diplomata de carreira, sociólogo e filho de um ex-presidente, Arévalo enfrentou a oposição constante de partidos políticos estabelecidos, como os de Giammattei, cujos aliados tentaram repetidamente minar sua vitória eleitoral.

A procuradoria-geral da Guatemala, aliada de Giammattei, fez várias tentativas para impedir a transição de Arévalo para a Presidência, inclusive tentando retirar a imunidade legal de Arévalo e de sua vice-presidente, suspender seu partido Semilla e anular a eleição.

O gabinete da procuradoria defendeu suas ações como estando dentro da estrutura das leis da Guatemala, mas as brigas políticas internas destacaram para muitos guatemaltecos as limitações que o governo de Arévalo enfrenta.

'Minha esperança é que ele possa, pelo menos, realmente iniciar uma mudança para a Guatemala', disse Adolfo Zacarías, de 40 anos, um contador que esperou muitas horas para ouvir Arévalo falar na Cidade da Guatemala.

Além de lidar com questões domésticas, o governo de Arévalo e da vice-presidente Karin Herrera terá que equilibrar as exigências dos Estados Unidos para conter a migração em meio às remessas que atingiram níveis recordes e mantêm a economia local funcionando.

Agindo sob pressão dos Estados Unidos, Giammattei frequentemente acionou a polícia e as Forças Armadas para deter os migrantes, e eles usaram táticas pesadas, como lançar gás lacrimogêneo contra as multidões.

Em seu discurso de posse, Arévalo disse que seu governo estava comprometido em tratar os migrantes que cruzam o território da Guatemala com 'dignidade, respeito e compaixão, da mesma forma que exigiremos que os migrantes guatemaltecos sejam tratados no exterior'.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. arevalo assume como …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.