Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Armênios étnicos fogem de Karabakh após derrota na região separatista

Placeholder - loading - Moradores deixam Nagorno-Karabakh  25/9/2023   REUTERS/David Ghahramanyan
Moradores deixam Nagorno-Karabakh 25/9/2023 REUTERS/David Ghahramanyan

Publicada em  

STEPANAKERT-KHANKENDI, Azerbeijão (Reuters) - Milhares de armênios étnicos fugiram da região separatista de Nagorno-Karabakh nesta segunda-feira, fazendo fila para colocar combustível e lotando a estrada para a Armênia, depois que seu estado separatista de décadas foi derrotado pelo Azerbaijão em uma operação militar relâmpago.

A liderança dos 120.000 armênios que chamam Karabakh de lar disse à Reuters no domingo que eles não queriam viver como parte do Azerbaijão e que iriam para a Armênia porque temiam perseguição e limpeza étnica.

Na capital de Karabakh, conhecida como Stepanakert pela Armênia e Khankendi pelo Azerbaijão, multidões de pessoas carregavam seus pertences em ônibus e caminhões enquanto partiam para a Armênia.

Refugiados que chegaram à Armênia disseram à Reuters que acreditavam que a história de seu estado separatista havia terminado.

'Ninguém vai voltar - é isso', afirmou Anna Agopyan, que chegou a Goris, uma cidade fronteiriça na Armênia, à Reuters. 'Acho que o assunto Karabakh está encerrado para sempre.'

Srbuhi, uma mãe de três filhos que chegou à Armênia, chorava enquanto segurava sua filha pequena.

'Deixei tudo lá', disse ela.

O governo armênio, que está se preparando para receber milhares de refugiados, disse que até as 5h da manhã de segunda-feira, mais de 2.900 pessoas de Nagorno-Karabakh haviam cruzado para a Armênia.

A liderança de etnia armênia afirmou que permaneceria no local até que todos aqueles que quisessem deixar o que eles chamam de Artsakh pudessem ir. Enquanto isso, eles pediram aos moradores que evitassem lotar as estradas, para permitir a retirada de feridos.

'Informamos que todos os cidadãos que desejarem se deslocar de Artsakh para a Armênia terão essa oportunidade', disse a liderança, acrescentando que combustível gratuito seria fornecido na segunda-feira para todos aqueles que quisessem deixar o território.

Os armênios de Karabakh, um território reconhecido internacionalmente como parte do Azerbaijão, foram forçados a um cessar-fogo na semana passada, após uma operação militar de 24 horas realizada pelo Exército azerbaijano, que é muito maior.

O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, recebeu seu aliado, o presidente turco Tayyip Erdogan, na segunda-feira, no exclave autônomo de Nakhchivan - uma faixa do território azerbaijano separada do resto do país pela Armênia.

Eles iriam participar de uma cerimônia para um gasoduto que levará gás para Nakhchivan e inaugurar uma instalação militar recém-modernizada no exclave, disse a Turquia.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. armenios etnicos fogem de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.