Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Artista da Semana: Rod Stewart é destaque na programação

O cantor é um dos maiores artistas da história, dono de dezenas de hits inesquecíveis

Placeholder - loading - Rod Stewart é o Artista da Semana da Antena 1 (Divulgação)
Rod Stewart é o Artista da Semana da Antena 1 (Divulgação)

Publicada em  

O Artista da Semana da Antena 1 é um dos maiores gênios da história da música. É conhecido por sua voz áspera e rouca, e é um dos grandes ícones do rock e pop mundial. É com muita honra que estamos falando de Sir. Rod Stewart.

Roderick David Stewart tem 78 anos e nasceu em Londres no dia 10 de janeiro de 1945.

Ele é o mais novo de cinco filhos do casal Robert e Elsie Stewart. Rod foi o único dos filhos do casal a nascer na Inglaterra depois que a família se mudou da Escócia.

O estímulo musical surgiu da família Stewart, que era grande fã do cantor Al Jolson. Rod colecionava seus álbuns, lia livros sobre ele e exerceu grande influência em seu estilo.

Rod decidiu aprender a tocar guitarra e, aos 11 anos, formou um grupo de skiffle com colegas da escola chamado Kool Kats.

Depois de deixar a escola, Rod Stewart trabalhou pouco tempo como pintor de silk screen, além de jogar futebol no Brentford Football Club (situado em Londres). Trabalhou também como coveiro, entre outras coisas.

Na primavera de 1962, Rod ajudou a fundar o The Ray Davies Quartet, que tinha entre os integrantes Ray Davies - que faria sucesso com a banda The Kinks.

Depois de passar por várias bandas na década de 1960, ele juntou-se ao Jeff Beck Group como vocalista, onde tocou com Ronnie Wood (dos Rolling Stones). Em 1968, o primeiro álbum da banda, chamado “Truth” tornou-se um sucesso. O segundo álbum “Beck-Ola (Cosa Nostra)” também foi um hit em 1969 mas os integrantes foram abandonando o grupo que chegou ao fim no final do mesmo ano.

O grupo norte-americano Cactus ofereceu a Rod um emprego como líder vocal mas ele e Ronnie Wood decidiram juntar-se ao The Faces, remanescentes do Small Faces.

Rod Stewart também assinou um contrato solo para gravar com a Mercury Records e o seu primeiro álbum foi lançado em 1969.

O álbum de estréia do The Faces foi lançado em 1970, e no mesmo ano, Rod Stewart lançou seu segundo álbum solo, “Gasoline Alley”.

Em 1971 Rod Stewart atingiu o primeiro lugar nas paradas de sucesso com a canção "Maggie May". Paralelamente a carreira solo, o segundo álbum do The Faces foi lançado no mesmo ano, “Long Player”.

A última turnê do The Faces foi em 1974 e no ano seguinte a banda chegou ao fim com Ronnie Wood juntando-se aos Rolling Stones como guitarrista e Rod Stewart prosseguindo em sua carreira solo.

Na década de 1970, Stewart colecionou vários sucessos inesquecíveis: "Sailing", "I Don't Want To Talk About It" (ambas de 1975)

Em 1976 teve grande sucesso com a canção "Tonight's the Night". No ano seguinte, emplacou o hit "You're In My Heart"

Em 1978, lançou a canção "Da Ya Think I'm Sexy?" que em 2004 entrou na lista das 500 melhores canções da revista Rolling Stone.

No ano de 1981, lançou o álbum “Tonight I'm Yours” que fez sucesso com a canção "Young Turks".

Nos anos 80, o cantor teve mais hits de destaque: "Baby Jane" (1983), "People Get Ready" (1985), ao lado do velho amigo Jeff Beck.

Em janeiro de 1985 apresentou-se no Rock in Rio para cerca de 100.000 espectadores.

Em 1986 foi a vez do lançamento do álbum “Every Beat Of My Heart”, cuja canção homônima atingiu grande sucesso.

Em 1988 lançou o álbum “Out Of Order”, produzido por Andy Taylor do Duran Duran e Bernard Edwards do Chic. As músicas "Forever Young" e "Lost in You" foram os destaques deste álbum.

Em 1993 gravou "All For Love" com Sting e Bryan Adams para a trilha sonora do filme Os Três Mosqueteiros. Ainda no mesmo ano, Rod Stewart reuniu-se com Ronnie Wood para gravar o especial MTV Unplugged.

No ano seguinte, entrou para o Hall da Fama do Rock and Roll Hall; e para fechar com chave de ouro, no dia 31 de dezembro tocou para 3,5 milhões de pessoas na Praia de Copacabana no Rio de Janeiro, um recorde histórico.

No começo do século, Rod Stewart regravou canções dos anos 1930 e 1940 do "Great American Songbook", termo dado para canções dos musicais da Broadway escritas por compositores consagrados da época.

O primeiro álbum da série deste songbook foi “It Had to Be You ... The Great American Songbook” lançado em 2002, atingiu o número 1 nos Estados Unidos e oito no Reino Unido. Ao todo, ele lançou 6 álbuns dessa série, sendo o último “The Best Of The Great American Songbook”, de 2011.

Em 2003, Rod Stewart retornou ao rock com o lançamento de “Still the Same... Great Rock Classics of Our Time”, novamente um álbum de regravações mas com alguns clássicos do rock como a canção do Creedence Clearwater Revival, "Have You Ever Seen The Rain".

Neste mesmo álbum, gravou uma versão da música "It's a Heartache" da cantora galesa Bonnie Tyler, com quem depois gravaria um dueto em 2019.

O cantor é grande fã de futebol e torce para o clube escocês Celtic Football Club

Em 2004 recebeu uma estrela com seu nome na Calçada da Fama.

Rod Stewart recebeu em 11/10/2016 o título de "sir" no Palácio Buckingham, em Londres. O músico inglês foi condecorado pelo príncipe William, que reconheceu a contribuição do cantor com a música e suas obras de caridade.

Rod Stewart recebe o título de "Sir" pelo príncipe William
Toque para aumentar

Rod Stewart continua em plena atividade, gravando discos e cativando os antigos e novos fãs com o seu carisma e genialidade. Inclusive está em turnê mundial e fará 2 shows aqui no Brasil em setembro.

Veja Também:

TAYLOR SWIFT ANUNCIA 'SPEAK NOW' COMO PRÓXIMO ÁLBUM REGRAVADO

Imagem de conteúdo da notícia "Mariah Carey e Lewis Capaldi recebem BRIT Billion Awards" #5
Toque para aumentar

Descontos especiais para distribuidores

Escrito por Daniel Vito

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. artista da semana rod stewart …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.