Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

As estatina pode ser utilizada no tratamento contra o Alzheimer

Novo estudo mostrou que além de eficaz contra o colesterol, as estatinas podem auxiliar no tratamento contra o Alzheimer

Placeholder - loading - Imagem da noticia "As estatina pode ser utilizada no tratamento contra o Alzheimer"

Publicada em  

As estatinas são utilizadas há décadas no tratamento contra o colesterol, mas o que não se sabia até então era que o medicamento pode também reduzir significativamente o risco de Alzheimer. A conclusão veio de um estudo publicado recentemente na revista científica JAMA neurology.

Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia analisaram registros médicos de vários pacientes e concluíram que homens que tomavam estatinas cotidianamente apresentavam redução de 12% no risco de Alzheimer. Nas mulheres, a diminuição foi de 15%.

Acredita-se que este efeito pode ser explicado pela interação entre o colesterol e a proteína beta-amiloide, que tem papel importante na evolução da demência. A qualidade anti-inflamatória das estatinas também é outra hipótese levantada pelos pesquisadores.

De acordo com Julie Zissimopoulos, líder da pesquisa, a descoberta pode ser um meio relativamente barato de diminuir os riscos de Alzheimer. Segundo análise, a pravastatina e a rosuvastatina – ambas categorias de estatinas – estão particularmente associadas à redução do risco nas mulheres.

No Brasil, 6% das pessoas acima dos 60 anos de idade têm Alzheimer. Após os 65 anos, o risco de desenvolver a doença duplica a cada 5 anos. Incurável, a demência causa declínio das funções cognitivas e é a quarta causa de morte de idosos entre 75 e 80 anos nos Estados Unidos.

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. as estatina pode ser …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.