Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Atividades com música fazem bem para crianças autistas

Há mais de 70 anos a ciência estuda a relação entre o autismo e a música; novo estudo trouxe respostas.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Atividades com música fazem bem para crianças autistas"

Publicada em  

Atividades musicais, como cantar e tocar instrumentos, podem melhorar a habilidade de comunicação de crianças autistas. A descoberta foi feita por um estudo publicado na revista científica Translational Psychology.

Há 70 anos a ciência já estudava a relação entre o autismo e a música. Mas, para entender melhor a ligação, pesquisadores da Universidade de Montreal, na França, e da Universidade de McGill, no Canadá, fizeram um ensaio clínico de três meses com crianças de seis a 12 anos.

Durante a pesquisa, as crianças foram divididas em dois grupos: o primeiro participou de sessões semanais de 45 minutos de terapia envolvendo atividades de interação com música e o segundo teve sessões de terapia com as mesmas atividades, só que sem música.

Após três meses, os responsáveis pelas crianças que fizeram atividade com música relataram significativa melhora na parte de comunicação e de qualidade de vida delas.

Exames de ressonância magnética foram refeitos nos pacientes do primeiro grupo. Eles sugeriram que as melhoras são resultantes de uma maior conectividade entre as regiões motora e auditivas do cérebro e menor ligação entre as regiões auditivas e visuais, que são vistas com mais frequências em quem tem autismo.

Megha Sharda, autora do estudo, explica que para as pessoas com autismo pode ser um desafio se comunicar prestando atenção ao que o outro diz, pensando em uma resposta e ignorando o ruído à volta. Para isso, é essencial que as ligações no cérebro sejam favoráveis.

Este é o primeiro estudo que mostra que atividades com música com crianças autistas pode levar a melhoria tanto da comunicação quanto das conectividades cerebrais de crianças com autismo.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. atividades com musica fazem …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.