Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Austrália alerta que levará semanas para conter novo surto de coronavírus

Placeholder - loading - Agente da saúde realiza exame de coronavírus em motoqueiro em Nova Gales do Sul, na Austrália 20/07/2020 REUTERS/Loren Elliott
Agente da saúde realiza exame de coronavírus em motoqueiro em Nova Gales do Sul, na Austrália 20/07/2020 REUTERS/Loren Elliott

Publicada em  

Por Colin Packham

SYDNEY (Reuters) - Um aumento de casos de Covid-19 na segunda maior cidade da Austrália deve exigir semanas para ser contido, apesar de um isolamento e das ordens para o uso de máscaras, disse o chefe interino do departamento de saúde da nação nesta segunda-feira, enquanto o país de prepara para uma segunda onda de infecções.

As autoridades do Estado de Vitória, cuja capital Melbourne está sujeita a um isolamento parcial devido a um novo surto, relatou 275 casos novos de Covid-19 nesta segunda-feira, menos do que o recorde diário de 438 de três dias antes.

Paul Kelly, chefe interino da área de saúde da Austrália, disse que demorará 'semanas' para fazer o surto regredir aos níveis vistos em junho, quando Vitória e o resto do país relataram infecções diárias de um ou dois dígitos.

'Aprendemos com o tempo que o tempo entre a introdução da medida e ver seu efeito é de ao menos duas semanas, e às vezes mais do que isso', disse Kelly à rádio Australian Broadcasting Corporation.

A Austrália acumula cerca de 11.800 casos de coronavírus e 123 mortes, uma fração do que tem sido visto em outros países. Na maioria dos Estados australianos, a doença já foi eliminada.

Menos de um mês atrás, a Austrália era louvada como uma líder global do combate à Covid-19, mas lapsos na quarentena em Vitória desencadearam um ressurgimento de infecções em junho. Um inquérito oficial sobre o surto iniciou audiências nesta segunda-feira.

O governo de Vitória impôs um isolamento parcial a cerca de cinco milhões de pessoas durante seis semanas e orientou os moradores dos arredores de Melbourne a cobrirem o rosto se tiverem que sair de casa.

O premiê estadual, Daniel Andrews, disse que é cedo demais para declarar que tais medidas achataram a curva do surto.

'Até termos alguma estabilidade nisso, não poderemos falar em uma tendência', disse, referindo-se a uma queda nos casos novos diários.

O surto de Vitória e um aumento de casos diários na vizinha Nova Gales do Sul, o Estado mais populoso da nação, estão atiçando o temor de uma segunda onda nacional.

Nova Gales do Sul relatou 20 infecções novas nesta segunda-feira, a cifra mais alta em três meses. A taxa de transmissão estadual está mais alta do que a de Vitória, apesar do endurecimento das restrições de distanciamento social.

O secretário do Tesouro da Austrália, Josh Frydenberg, anunciará até o final da semana como o governo pretende escorar a economia enfraquecida. Sua principal política econômica, um esquema de subsídios salariais equivalente a 48,9 bilhões de dólares, deve vencer no final de setembro.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. australia alerta que levara …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.