Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Tokarczuk e Handke recebem Nobel de Literatura de 2018 e 2019

Placeholder - loading - Escritora Olga Tokarczuk durante entrevista coletiva no Festival de Berlim 12/02/2017 REUTERS/Michele Tantussi
Escritora Olga Tokarczuk durante entrevista coletiva no Festival de Berlim 12/02/2017 REUTERS/Michele Tantussi

Publicada em  

Atualizada em  

Por Simon Johnson e Niklas Pollard

ESTOCOLMO (Reuters) - O escritor austríaco Peter Handke recebeu o Prêmio Nobel de Literatura de 2019 nesta quinta-feira, e a autora polonesa Olga Tokarczuk foi eleita a vencedora de 2018 porque um escândalo de agressão sexual levou ao adiamento da honraria do ano passado.

A Academia Sueca, que escolhe o laureado de literatura, disse que homenageou Handke, de 76 anos, pelo conjunto de uma obra que inclui romances, ensaios e peças 'que, com engenhosidade linguística, explorou a periferia e a especificidade da experiência humana'.

Tokarczuk, de 57 anos, venceu graças a uma 'imaginação narrativa que, com paixão enciclopédica, representa a travessia de fronteiras como forma de vida', disse.

Ambos cortejaram a polêmica – Handke por seu retrato da Sérvia como uma vítima durante as guerras dos Bálcãs e por comparecer ao funeral de seu líder, e Tokarczuk por se aventurar em áreas sombrias do passado da Polônia que contrastam com a versão da história promovida pelo partido nacionalista que governa o país.

Embora o agente de Tokarczuk tenha dito que o prêmio não deveria ser visto no contexto da eleição parlamentar que a Polônia realizará no domingo, a autora conclamou seus compatriotas a 'votarem de uma maneira certa para a democracia'.

'O prêmio vai para o leste da Europa, o que é incomum, incrível', disse Tokarczuk em uma coletiva de imprensa na cidade alemã de Bielefeld, onde deve dar uma palestra.

'Isso mostra que, apesar de todos aqueles problemas com a democracia no meu país, ainda temos algo a dizer ao mundo.'

Ao receber um prêmio literário polonês em 2015 por 'The Book of Jacob', que trata das relações da Polônia com sua minoria judia e a vizinha Ucrânia, ela enfureceu nacionalistas com seus comentários e recebeu ameaças de morte.

Dois prêmios foram concedidos neste ano porque o do ano passado foi adiado devido a um escândalo que levou à condenação do marido de uma integrante da Academia Sueca por estupro.

Desde então, a organização escolheu novos membros e reformou algumas de suas regras mais enigmáticas após uma intervenção rara de seu patrono, o rei da Suécia.

Handke, nativo da província austríaca de Caríntia, que faz divisa com a Eslovênia, se estabeleceu como um dos escritores europeus mais influentes após a Segunda Guerra Mundial, disse a academia. Ele ainda coescreveu o roteiro do filme criticamente aclamado 'Asas do Desejo'.

(Reportagem adicional de Anna Ringstrom, Johannes Hellstrom, Johan Ahlander, Helena Soderpalm e Colm Fulton em Estocolmo; Alan Charlish, Anna Koper, Alicja Ptak e Marcin Goclowski em Varsóvia; Michael Shields e Kirsti Knolle em Viena; Reuters Television em Chaville, França)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. austriaco e polonesa …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.