Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Avante centro histórico de São Paulo

O Edifício Copan, um dos ícones da capital paulista, será revitalizado

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Avante centro histórico de São Paulo"

Publicada em  

O emblemático Edifício Copan, obra modernista construída em 1952, irá passar por uma reestruturação. Localizado no centro de São Paulo, ao final da Rua da Consolação e em frente à Avenida Ipiranga, o prédio chama a atenção pelas formas sinuosas e marcantes.

Como não podia ser diferente, para grandes estruturas são necessários grandes projetos. As 115 milhões de pastilhas da fachada, que cobrem uma área de 46 mil m², devem ser substituídas.

Ainda há planos para implementação de um museu no local, que contará as histórias do edifício, e um observatório no terraço - no estilo do terraço no Sesc da Avenida Paulista – que também está em reforma.

A obra deve custar cerca de 20 milhões de reais e levar pelo menos 3 anos para execução. As mudanças estão sendo feitas pela própria administração do edifício, que pretende levantar o orçamento necessário a partir da iniciativa privada. Os responsáveis afirmam que já têm aproximadamente metade do valor.

Uma das intenções da obra é transformar o prédio em um gigantesco painel publicitário, dentro das normas da Lei Cidade Limpa (Lei nº 14.223), que evita a poluição visual na cidade de São Paulo. Os anúncios não poderão ultrapassar os 10m² estabelecidos pela Prefeitura e terão que ficar separados por uma distância mínima de 40 metros.

A história do Edifício Copan

Edifício Copan
Toque para aumentar

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a construção é uma homenagem ao IV centenário de São Paulo, que, na época, preparava-se para a condição de grande metrópole e precisava de construções que representassem sua magnitude. O Edifício Copan começou a ser construído em 1952 e foi inaugurado em 1976, época da ditadura militar no país, tornando-se o feito monumental com a maior estrutura de concreto armado.

A estrutura tem 115 metros de altura, divididos em 32 andares e 120 mil m² de área construída. Contêm seis blocos, com um total de 1.160 apartamentos de dimensões variadas, numa estimativa de 5 mil residentes e mais 70 estabelecimentos comerciais, 221 vagas na garagem e 20 elevadores. Os Correios decidiram, até mesmo, designar para o condomínio do edifício um CEP especial, 01066-900.

O prédio transformou-se, com o passar dos anos, em uma verdadeira cidade. Hoje em dia, é possível até mesmo praticar meditação com um monge budista, uma vez por mês, no terraço. O benefício é exclusivo para moradores.

Muito mais do apenas uma mega construção, o Edifício Copan representa hoje para a cidade de São Paulo um ícone arquitetônico modernista. O prédio promove engajamento político e social diariamente entre os moradores e visitantes de todos os credos e classes.

A ocupação comercial

Foto: Gabriela Lacerda
Toque para aumentar

Os estabelecimentos comerciais vão do térreo até o quarto andar. Os mais conhecidos são o Bar da Onça, que disputa lugar com a fachada virada pra rua, e o Centro Cultural Pivô, muitas vezes confundido como galeria de arte por ser um espaço totalmente democrático e gratuito, apesar de não colocar as obras expostas à venda.

O espaço de arte está localizado no andar projetado pelo arquiteto para gerar estabilidade no prédio. A área de 3.500m², com pé direito alto e irregular (o espaço entre o teto e o chão varia de 1 a 6 metros) é ideal para uma proposta artística.


Ocupação Comercial

Livia Benedetti, assistente curatorial do Pivô, conversou com o repórter Ugor Feio da Antena 1 e contou que, antes de ser um espaço de arte autônomo, o lugar era a clínica médica dos funcionários do Bradesco - um cenário de filme de terror perfeito, após 20 anos abandonado.

Depois de uma reestruturação, o andar tornou-se o receptáculo para inauguração do Pivô, que tem como objetivo proporcionar aos artistas, e aos frequentadores, um contexto para reflexões críticas, além de experiências estéticas.

Escrito por Redação

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia Dia dos Pais: artigos de luxo para presentear

Dia dos Pais: artigos de luxo para presentear

No segundo domingo de agosto celebramos no Brasil o Dia dos Pais, com intuito de prestigiar e homenagear a figura paterna que é tão especial na vida de um filho. Com certeza é uma das datas comemorativas mais especiais.

Além de desfrutar da companhia de seu pai, um presente sempre é uma boa pedida. Porém são tantas opções, que selecionamos itens das marcas de luxo mais renomadas para te ajudar a escolher o presente perfeito. Afinal, seja qual for o estilo do seu pai, uma pessoa especial merece um presente especial.   

Bulgari

A Bulgari, traz muitas opções de relógios, anéis e pulseiras excêntricas. O Octo Finissimo, um relógio de design audacioso e alta precisão, sintetizando com sofisticação e simplicidade, reúne a criatividade do design italiano e o talento da relojoaria, perfeito para o pai amante dos relógios!

Já o anel da coleção B.Zero1, inspirado no anfiteatro mais famoso do mundo – o Coliseu – e a pulseira Serpenti Viper, ambos em ouro branco 18K, são ótimas opções para os mais modernos. 

  

Bottega Veneta

A seleção da Bottega Veneta conta com itens super descolados e práticos. A sandália Band é feita 100% em borracha, fazendo dela extremamente confortável.

A Padded Tech Cassette (versão mais esportiva da Padded Cassette) carrega o Intrecciato em uma versão macro em nylon, com o tamanho ideal para acomodar a carteira e as chaves de forma estilosa e segura.

Por fim, a capinha de AirPod em silicone, que também possui o padrão do Intrecciato da marca, é o item perfeito para os pais apaixonados por tecnologia. 

  

Salvatore Ferragamo

A marca italiana, Salvatore Ferragamo, possui peças para os mais variados estilos. Para o pai de negócios, uma pasta de trabalho em couro caramelo com o fecho Gancini prateado, um item elegante para acrescentar no dia a dia do seu pai.

Para o pai jovial, um High-top Sneaker, tênis de cano alto inspirado nos anos 90 com um padrão Gancini em 3D, branco, discreto e versátil.

E por fim, para o pai mais moderno, que adora seguir uma moda, um óculos de sol com armação modelo Navigator em aro de metal e detalhe colorido na ponte que confere um toque de estilo. 

  

TAG Heuer

A relojoaria suíça TAG Heuer apresenta opções luxuosas surpreendentes. O TAG Heuer Aquaracer Professional 300 Orange Diver, é robusto, recém-lançado e perfeito para os amantes do esporte.

O TAG Heuer Carrera é sofisticado, forte e contemporâneo, e representa a expressão mais elegante do Carrera.

Já o TAG Heuer Connected Golf Edition é o novo e redesenhado relógio da linha Connected. Feito para os golfistas e para oferecer o máximo em elegância e desempenho esportivo no Green, o relógio adiciona tecnologia a cada tacada. 

  

Christian Louboutin

Para finalizar essa lista com chave de ouro, nada mais especial do que presentear com opções de Christian Louboutin, grife francesa famosa por seus sapatos com sola em um luxuoso tom de vermelho.

O tênis em cano alto Louis Velour se sobressai com um tom vinho em textura de veludo, disponível por R$ 6.140. A bota Our Georges traz um solado tratorado com detalhe de fivela em CL – remetendo a Christian Louboutin - disponível por R$8.560.

Para os mais clássicos a o mocassim tradicional vem com um toque de uma das assinaturas de Louboutin, os spikes, disponível por R$6.510. 

 Dados retirados do release da assessoria de imprensa Suporte Comunicação.


Veja também: #TBT:JOHN LENNON GRAVAVA SEU ÚLTIMO ÁLBUM, “DOUBLE FANTASY”, EM 1980

AS 5 CAPAS DE ÁLBUM MAIS ICÔNICAS DA HISTÓRIA

14 H
Placeholder - loading - Imagem da notícia As 5 capas de álbum mais icônicas da história

As 5 capas de álbum mais icônicas da história

Uma boa identidade visual tem a função de atribuir significado e sentido para aquilo que nossos ídolos querem transmitir através de suas canções. Como música é uma arte de muitas camadas e facetas, o que está estampado nas capas de álbuns é essencial para nos aprofundarmos ainda mais nas composições alheias. Por isso, a Antena 1 decidiu explorar algumas das capas que mais se destacaram na indústria da música.

Confira:

Breakfast in America – Supertramp

O sexto álbum de estúdio da banda de rock inglesa, Supertramp, foi lançado em 1979. A arte da capa foi desenvolvida pelos artistas Mike Doud e Mick Haggerty, e desenvolvida pelo próprio grupo. A ideia era representar todas as mudanças e dificuldades pelas quais os membros estavam passando por se mudar da Inglaterra para os Estados Unidos.

[music-item artistSlug=supertramp musicSlug=goodbye-stranger]

O design representa diversos monumentos de Manhattan como se fossem parte de uma mesa de café da manhã. Um exemplo disso é a própria garçonete que veste um uniforme amarelo mostarda, a mulher representa a Estátua da Liberdade.

Com um ar cômico e muito criativo, a capa ficou extremamente reconhecida. Logo, no 22º Grammy Awards em 1980, “Breakfast in America” ganhou dois prêmios de Melhor Pacote de Álbum e Melhor Gravação Não Clássica

Alladin Sane – David Bowie

O sexto álbum de estúdio do músico inglês, David Bowie foi divulgado em 1973, e até hoje é um grande marco na história da música. A arte é um dos grandes símbolos que marcaram a carreira do camaleão, e foi desenvolvida por Brian Duffy.

Com grande influência dos Rolling Stones em suas músicas, o álbum apresenta um novo personagem do artista, Alladin Sane. O nome é um trocadilho com "A Lad Insane" (um rapaz insano, em tradução livre), que Bowie descreveu como "Ziggy Stardust vai para a América". O britânico já tinha um grande e conhecidíssimo personagem que virou o pseudônimo do artista, Ziggy Stardust – ele foi a persona de palco de Bowie durante 1972 e 1973.

A arte da capa, fotografada por Brian Duffy, foi a capa mais cara já feita na época. Mostra um raio no rosto de Bowie e representa a dupla personalidade do personagem Aladdin Sane, além os sentimentos mistos que Bowie tinha sobre suas turnês e o estrelato. É considerada uma de suas imagens mais icônicas da indústria.

Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band – The Beatles

Os Beatles possuem diversas capas revolucionárias, porém a do álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” é icônica demais e tem muitos significados escondidos. O disco foi divulgado em 1967 e a arte desenvolvida por Paul McCartney, Peter Blake, Jann Haworth e Robert Fraser.

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. avante centro historico de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.