Aviação executiva chega a 11 mil aeronaves no Brasil
País tem a segunda maior frota do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos
Redação
29/07/2026
A aviação executiva atingiu 11.362 aeronaves em maio de 2026 no Brasil, entre jatos, turboélices e helicópteros. O país possui a segunda maior frota do setor no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), o número representa um aumento de 8,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando as aeronaves desse segmento somavam 10.893.
Os jatos executivos lideraram a alta no período, com um avanço de 12,5%. Em maio deste ano, o Brasil tinha 1.193 aeronaves desse tipo, contra 1.060 no mesmo mês de 2025. Os turboélices registraram um crescimento de 7,6% e os helicópteros, de 7,1%.
Embora o agronegócio ainda seja responsável por até 50% da demanda, novos perfis de consumidores entraram no mercado em busca de privacidade e economia de tempo, como atletas e artistas. Outro ponto que merece destaque é a melhora da infraestrutura de solo, com o surgimento de aeroportos regionais focados no turismo de luxo.
Redação

