alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Baixa Umidade relativa do ar pode ocasionar problemas

    Condição predomina na Capital Paulista e em outras cidades do país.

    Por Redação

    Placeholder - loading - news single img

    Umidade relativa do ar baixa junto ao tempo seco prolongado pode ocasionar complicações alérgicas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos.

    Além disso, causa eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos. O meio ambiente, também, sofre com essa condição e há potencial para o aumento do de incêndios.

    A Organização Mundial de Saúde estabelece que índices inferiores a 60% são inadequados para a saúde humana. Nesta semana, a Capital Paulista atingiu porcentagens bem a baixo do recomendado pelo órgão.

    Mas, o que significa umidade relativa do ar? De forma simples, quer dizer quanto de água na forma de vapor há na atmosfera no momento em relação ao total máximo que poderia existir, levando em consideração a temperatura.

     A umidade do ar tende a ser mais baixa no final do inverno e no começo da primavera, por exemplo. E esse índice se eleva quando chove, devido a evaporação, fenômeno que acontece após a chuva. Lembrando que, o tempo seco predomina na cidade de São Paulo há mais de 40 dias. 

    É importante estar atento a esse número e saber quais cuidados tomar diante de valores muito baixos. Nesta semana, algumas regiões da cidade de São Paulo entraram em estado de atenção, que é quando o índice atinge entre 21 e 30%.No estado de atenção, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências, orgão vinculado a Prefeitura da Capital Paulista, deve- se evitar a realização de exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas. Outra dica é procurar umidificar o ambiente por meio de vaporizadores e até mesmo  molhamento de jardins. E sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol. Especialistas recomendam, também, consumir bastante líquido neste período.


    Caso o índice de umidade relativa do ar chegue entre 12 e 20%, isso significa que o local entra em estado de alerta, a população deve, entre outras coisas, deixar de realizar exercícios físicos e suspender trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas. Outra recomendação é o uso do soro fisiológico para olhos e narinas.


    Se a umidade estiver abaixo de 12% , isso é considerado estado de emergência, e é indicado interromper qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, e até mesmo entrega de correspondência, entre outras. 

     

    1. Home
    2. /
    3. noticias
    4. /
    5. baixa umidade relativa do ar …
    6. /

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.