Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

BC está preparado para atuar mais forte no câmbio a qualquer momento, diz Campos Neto

Placeholder - loading - Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa de entrevista coletiva na sede do Banco Central em Brasília 09/01/2020 REUTERS/Adriano Machado
Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa de entrevista coletiva na sede do Banco Central em Brasília 09/01/2020 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Atualizada em  

Por Marcela Ayres

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta quarta-feira que a autoridade monetária está preparada para atuar a qualquer momento muito mais forte em suas intervenções cambiais caso considere que isso seja necessário.

Em evento virtual promovido pelo banco Credit Suisse, Campos Neto frisou que o câmbio é flutuante e que o BC entende que as intervenções têm sido feitas de forma apropriada até o momento, mas ressaltou que o país tem reservas internacionais expressivas que podem ser usadas.

'Estamos preparados, as reservas são grandes', afirmou.

'Temos atuado e podemos, a qualquer momento, atuar muito mais forte do que temos atuado até então.'

Apesar de parte do mercado advogar a favor de programas mais agressivos, com vendas estruturadas no câmbio, Campos Neto ressaltou que o BC sempre entendeu que o importante era dar liquidez e não influenciar a trajetória de preço, não deixando de olhar o comportamento do real em relação a outras moedas.

'Estamos preparados a qualquer momento para fazer uma coisa maior, se for necessário, no câmbio', disse.

Campos Neto reconheceu que mais recentemente o real teve depreciação maior que outras moedas. Ele citou 'vários elementos' para esse movimento, incluindo o papel das operações de overhedge.

Recentemente, o governo publicou Medida Provisória que muda a tributação de investimentos de bancos no exterior, buscando eliminar distorções ligadas a hedge pelas instituições financeiras, num momento de preocupação do BC com a volatilidade no mercado de câmbio por conta do coronavírus.

Pouco após a fala de Campos Neto, a autoridade monetária voltou a oferecer dinheiro 'novo' no mercado de câmbio, realizando pelo segundo dia consecutivo oferta líquida de contratos de swap cambial, o que ajudou o dólar a abandonar a alta e passar a cair.

Às 14:29, o dólar recuava 1,06%, a 5,1727 reais na venda

(Por Marcela Ayres)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bc esta preparado para atuar …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.