Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Bebidas adoçadas são as mais nocivas à saúde de quem tem diabete

Um estudo investigou o impacto da frutose, natural ou adicionada, sobre os níveis de glicose.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Bebidas adoçadas são as mais nocivas à saúde de quem tem diabete"

Publicada em  

Estudos têm achado evidências crescentes de que a frutose pode ser particularmente prejudicial aos diabéticos.

“A frutose está presente naturalmente em uma variedade de alimentos, como frutas, vegetais, sucos naturais de frutas e mel. Ela é adicionada em refrigerantes, cereais matinais, produtos de panificação, doces e sobremesas e recebe o nome de açúcares livres”, explica, em comunicado, John Sievenpiper, principal autor do estudo e pesquisador do Centro de Nutrição Clínica e Modificação de Fatores de Risco do Hospital St. Michael, no Canadá.

Segundo o estudioso, as orientações dietéticas atualmente recomendam a redução de açúcares livres, mas não há maiores detalhes sobre os efeitos da frutose no organismo humano.

Por isso o cientista canadense decidiu analisar o resultado de 155 estudos que visavam avaliar o efeito de diferentes fontes alimentares com frutose nos níveis de glicose com pessoas com e sem diabetes.

Segundo os resultados, a maioria dos alimentos que continham frutose, seja natural ou adicionada, não tinha efeito prejudicial sobre os níveis de glicose no sangue quando eram muito calóricos. A análise também revelou que frutas e sucos de frutas, quando menos calóricos, podem, inclusive, ter efeitos benéficos na glicemia e no controle da insulina, especialmente em pessoas com diabetes.

“As fibras de frutas podem ajudar a entender o baixo índice glicêmico (IG) de frutose em comparação com outros carboidratos por abrandar a liberação de açúcares”, explica a equipe do cientista.

No entanto, muitos alimentos com frutose e excesso de caloria pobre em nutrientes à dieta, como açucares e corantes, mostraram-se nocivos à saúde. As bebidas e os sucos de frutas açucarados causaram os piores impactos.

“Até que mais informações estejam disponíveis, os profissionais de saúde pública devem estar cientes de que os efeitos nocivos dos açúcares de frutose sobre a glicose no sangue parecem ser mediados pela energia e a fonte de alimento”, frisa Sievenpiper. “Essas descobertas podem ajudar a orientar as recomendações sobre importantes fontes alimentares de frutose na prevenção e no controle do diabetes”.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bebidas adocadas sao as mais …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.