Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Bia Haddad torna-se primeira brasileira a chegar às semis em Roland Garros na era aberta

Placeholder - loading - Bia Haddad Maia durante partida contra Ons Jabeur pelas quartas de final de Roland Garros 07/06/2023 REUTERS/Clodagh Kilcoyne
Bia Haddad Maia durante partida contra Ons Jabeur pelas quartas de final de Roland Garros 07/06/2023 REUTERS/Clodagh Kilcoyne

Publicada em  

Atualizada em  

(Reuters) - Bia Haddad Maia voltou a fazer história em Paris nesta quarta-feira ao vencer a tunisiana Ons Jabeur em três sets, parciais de 3-6, 7-6(5) e 6-1, para se tornar a primeira tenista brasileira a chegar à semifinal de Roland Garros na era aberta e a primeira em uma semifinal de Grand Slam desde 1968.

Antes de Bia, a lenda do tênis Maria Esther Bueno havia chegado à semifinal do Grand Slam francês em 1966, antes do início da era aberta em 1968 -- quando profissionais passaram a ser admitidos nos torneios e ano em que Maria Esther chegou à semi do US Open.

Assim como na partida de oitavas de final na segunda-feira, quando derrotou a espanhola Sara Sorribes Tormo em quase quatro horas, Bia precisou novamente se recuperar da desvantagem de um set nesta quarta para superar Jabeur, sétima colocada no ranking da WTA, e desta vez fechou a partida em duas horas e 29 minutos.

Após a vitória, a brasileira número 14 do ranking agradeceu sua equipe por tê-la recuperado da maratona de segunda e deixado-a preparada para a partida desta quarta.

'Em Grand Slams você tem a chance de se recuperar em um dia. Mesmo depois de ter jogado mais de três horas, eu tive um dia de folga e tenho uma equipe fantástica', disse ela, em inglês, em entrevista ainda na quadra.

'Meu fisioterapeuta está aqui e pude trabalhar muito duro em meu corpo e meu treinador trabalhou em minha mente. Isso é tênis, trabalhamos o ano todo para estarmos neste momento.'

Bia enfrentará a polonesa e número um do mundo Iga Swiatek na quinta-feira por uma vaga na final do Grand Slam disputado no saibro. Swiatek superou a norte-americana Coco Gauff, sexta colocada no ranking da WTA, em dois sets, parciais de 6-4 e 6-2, também nesta quarta.

Jabeur, que foi finalista em Wimbledon e no US Open no ano passado, conseguiu duas quebras de saque rápidas no início do duelo desta quarta para assumir o comando da partida, com Bia tendo problemas para lidar com as devoluções baixas de sua oponente. A tunisiana manteve seus saques e fechou o primeiro set em 6-3.

No segundo set, ambas as jogadores mantiveram o saque sem conceder uma única quebra até 5-5, quando Jabeur abriu 40-15, mas perdeu a chance de quebrar o saque de Bia. A brasileira também desperdiçou um break point no game seguinte, mas venceu o set no tiebreak.

Confiante, Bia então abriu larga vantagem no terceiro set, quebrando o saque de Jabeur quatro vezes para fechar a partida em um dominante 6-1.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bia haddad maia torna se …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.