Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

BofA vê chance elevada de Petrobras distribuir dividendo extraordinário no 2º semestre

Placeholder - loading - Um quadro eletrônico mostra um gráfico das flutuações recentes dos índices de mercado, no pregão da Bolsa de Valores B3 do Brasil, em São Paulo, Brasil 06/07/2023 REUTERS/Amanda Perobelli
Um quadro eletrônico mostra um gráfico das flutuações recentes dos índices de mercado, no pregão da Bolsa de Valores B3 do Brasil, em São Paulo, Brasil 06/07/2023 REUTERS/Amanda Perobelli

Publicada em  

(Reuters) - Analistas do Bank of America veem alta probabilidade de a Petrobras distribuir dividendos extraordinários no segundo semestre, conforme relatório a clientes, estimando que a remuneração aos acionistas pode chegar a aproximadamente 15,8 bilhões de dólares.

Eles argumentam que a empresa não possui uma reserva estatutária e, portanto, não pode reter excesso de caixa, enquanto também avaliam que o governo brasileiro apoia distribuições extraordinárias devido ao seu objetivo de zerar seu déficit fiscal em 2024.

'Nós estimamos que o retorno de caixa da Petrobras possa atingir aproximadamente 15,8 bilhões de dólares no segundo semestre de 2023, o que implica um yield de 17%', afirmaram no documento com data da véspera, calculando que o 'dividend yield' mínimo baseado em 45% do fluxo de caixa livre é de 7%.

Para 2024, Caio Ribeiro e equipe esperam que a Petrobras deve continuar a pagar dividendos, uma vez que a empresa se encontra em um momento muito forte de geração de fluxo de caixa.

'Assumindo preços do petróleo de 90 dólares o barril para o ano, estimamos que a Petrobras poderia pagar dividendos de aproximadamente 19,5 bilhões de dólares, o que representa um yield de 21% para o ano fiscal de 2024', afirmaram, acrescentando que a previsão do yield mínimo é de 15%.

O 'dividend yield' é um indicador para avaliar o rendimento das ações com o pagamento de dividendos.

Eles, contudo, ressaltam que também é fundamental entender como funcionará a política de preços de combustíveis da Petrobras para prever o seu potencial de geração de caixa.

'Pelos nossos cálculos, a preços do petróleo de 90 dólares/bbl, cada desconto de 10% -- tanto no diesel quanto na gasolina-- versus a paridade internacional afeta a geração de caixa da Petrobras em cerca de 6 bilhões de dólares', afirmando que veem no momento os preços do diesel e da gasolina com desconto de 13% e 4%, respectivamente.

De acordo com os analistas, a remuneração a acionistas representa um pilar essencial da tese de investimento da Petrobras, especialmente tendo em conta os elevados yields que estão sendo oferecidos pelos pares globais.

(Por Paula Arend Laier)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bofa ve chance elevada de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.