Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Bolsonaro assina decreto que eleva multas ambientais para proteger Amazônia

Placeholder - loading - Presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto 04/05/2022 REUTERS/Adriano Machado
Presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto 04/05/2022 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Por Jake Spring

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro assinou na terça-feira um decreto para aumentar as multas por crimes ambientais, mostrou o Diário Oficial da União, em um movimento para permitir uma proteção mais agressiva da floresta amazônica.

O decreto aumenta o valor potencial das multas por falsificação de documentos para encobrir o corte ilegal de madeira, esclarece as conseqüências mais pesadas para os infratores ambientais reincidentes e visa reduzir o acúmulo de multas pendentes de cobrança.

A informação de que o decreto seria assinado por Bolsonaro, possivelmente ainda na terça, havia sido antecipada pela Reuters, que a apurou com fontes com conhecimento do assunto.

As multas ambientais --que também visam infrações como caça e pesca não autorizadas e poluição-- são uma das principais ferramentas do Brasil no combate ao desmatamento ilegal.

Assinar o decreto é um dos primeiros passos concretos que o governo Bolsonaro dá para reforçar a proteção da Amazônia, após assumir um compromisso de acabar com o desmatamento ilegal até 2028 durante a cúpula climática da Organização das Nações Unidas (ONU) COP26 em novembro.

A preservação da Amazônia, maior floresta tropical do planeta, é vital para impedir mudanças climáticas catastróficas por conta de sua grande capacidade de armazenamento de carbono, responsável pelo aquecimento global.

O decreto também marca uma recuo de Bolsonaro, que sempre foi um crítico contundente de multas ambientais. Em sua campanha eleitoral em 2018, o ex-capitão do Exército fez críticas à 'indústria de multas' criada, segundo ele, por agências ambientais para perseguir fazendeiros.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bolsonaro assina decreto que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.