Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Bolsonaro confirma em carta Flávio como seu candidato

Bolsonaro confirma em carta Flávio como seu candidato

Reuters

25/12/2025

Placeholder - loading - Flávio Bolsonaro concede entrevista à Reuters em 19 de dezembro. REUTERS/Adriano Machado
Flávio Bolsonaro concede entrevista à Reuters em 19 de dezembro. REUTERS/Adriano Machado

Atualizada em  25/12/2025

SÃO PAULO, 25 Dez (Reuters) - Jair Bolsonaro confirmou ⁠em carta redigida à mão que escolheu seu filho mais velho, Flávio, como seu indicado para pré-candidato à Presidência nas eleições de outubro do ano que vem, segundo documento distribuído à imprensa do lado de fora do hospital em Brasília onde o ex-presidente foi submetido nesta quinta-feira a uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral.

'Tomo a decisão de indicar o Flávio Bolsonaro como pré-candidato a presidência da república em 2026', diz o ​texto, que foi lido por Flávio do ⁠lado ⁠de fora do hospital e distribuído online por sua assessoria.

O nome de Flávio já havia sido indicado por Bolsonaro há exatos 20 dias, quando o próprio senador pelo PL disse que foi escolhido pelo pai, que foi condenado a 27 anos de ‌prisão por tentativa de golpe de Estado.

A notícia de que Bolsonaro ​escolheu o filho mais velho como ‌candidato à Presidência ​em 2026 ​derrubou mercados no Brasil na ocasião, fazendo as taxas dos DIs dispararem mais de 50 pontos-base e o dólar subir perto de 3% ante o ​real, enquanto o Ibovespa despencou mais de 4%.

Investidores esperavam que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), fosse indicado, mas ele voltou a citar lealdade a Bolsonaro e disse três dias depois do primeiro anúncio sobre a escolha do candidato que apoiará a indicação de Flávio.

O próprio Flávio, porém, disse que poderia desistir da candidatura dois dias depois do primeiro anúncio de sua indicação, mas que isso 'teria um preço'.

A família Bolsonaro e seus aliados têm buscado apoio para a aprovação no Congresso de uma anistia para os envolvidos direta e indiretamente ⁠nos ataques ocorridos em Brasília em 8 de janeiro de 2023, onde ‌as sedes dos Três Poderes foram ⁠depredadas por uma multidão de apoiadores insatisfeitos com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva na eleição de 2022.

Por volta das ‍13h desta quinta-feira, a esposa de Bolsonaro, Michelle, escreveu em uma rede social que a cirurgia 'foi ​finalizada ‌com sucesso, sem intercorrências' e que 'agora é aguardar o retorno da anestesia'.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.