Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Bolsonaro é criticado por disseminar acusação falsa contra jornalista

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Bolsonaro é criticado por disseminar acusação falsa contra jornalista"

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) criticaram o presidente Jair Bolsonaro, nesta segunda-feira, por uma postagem no Twitter na qual faz um ataque à imprensa.

No domingo, Bolsonaro divulgou uma acusação contra uma repórter do jornal O Estado de S. Paulo afirmando que ela disse em uma gravação que queria contribuir para o impeachment do presidente e para 'arruinar a vida' do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidente e que está envolvido em um episódio sobre movimentações financeiras suspeitas apontadas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

No entanto, o áudio divulgado pelo presidente, com a repórter falando em inglês com um interlocutor, deixa claro que ela afirma que o episódio envolvendo Flávio pode criar sérios problemas para o governo Bolsonaro e possivelmente levar a seu impeachment.

Nem o presidente nem Flávio deram explicações a promotores que investigam o senador em conexão com pelo menos dois apartamentos de luxo que ele comprou no Rio de Janeiro.

A Abraji e a OAB disseram em comunicado conjunto nesta segunda-feira que Bolsonaro usa 'sua posição de poder para tentar intimidar veículos de mídia e jornalistas, uma atitude incompatível com seu discurso de defesa da liberdade de expressão'.

O tuíte de Bolsonaro no domingo mobilizou seus simpatizantes nas redes sociais, com a hashtag #EstadaoMente entrando entre os assuntos mais comentados da rede e com ameaças sendo feitas contra a repórter. Nesta segunda, entretanto, a hashtag #BolsonaroÉFakeNews ganhou destaque entre os principais assuntos.

A Presidência da República disse que Bolsonaro se recusou a comentar o incidente.

O Estadão publicou uma reportagem em seu site nesta segunda-feira criticando duramente o tuíte do presidente.

O jornal disse que o áudio da repórter foi feito durante uma conversa telefônica em 23 de janeiro com alguém que se apresentou com o nome de Alex MacAllister. Essa pessoa, disse o jornal, se identificou como um estudante que fazia um estudo comparativo entre Bolsonaro e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e fez perguntas à repórter sobre as investigações sobre Flávio.

Bolsonaro frequentemente usa o Twitter para criticar a cobertura jornalística sobre seu governo e, como Trump, disse estar em guerra com as 'fake news'.

(Reportagem de Brad Brooks)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bolsonaro e criticado por …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.