Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Bolsonaro revisou minuta de golpe e buscou respaldo de general, aponta decisão judicial

Placeholder - loading - Ex-presidente Jair Bolsonaro 17/02/2022 REUTERS/Bernadett Szabo
Ex-presidente Jair Bolsonaro 17/02/2022 REUTERS/Bernadett Szabo

Publicada em  

Atualizada em  

Por Ricardo Brito e Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O então presidente Jair Bolsonaro recebeu de assessores uma minuta de decreto com instruções para que houvesse um golpe de Estado com determinação de novas eleições e que levasse à prisão os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes e o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), segundo descrito em decisão judicial divulgada nesta quinta-feira após operação da Polícia Federal.

A minuta do golpe passou por alterações a pedido de Bolsonaro para retirar as prisões de Gilmar e Pacheco, deixando apenas a detenção de Moraes, que também era o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme a decisão do próprio Moraes divulgada pelo STF.

'Os elementos informativos colhidos revelaram que Jair Bolsonaro recebeu uma minuta de decreto apresentado por Filipe Martins e Amauri Feres Saad para executar um golpe de Estado, detalhando supostas interferências do Poder Judiciário no Poder Executivo e ao final decretava a prisão de diversas autoridades, entre as quais os ministros do STF Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e por fim determinava a realização de novas eleições', diz o documento.

'Posteriormente foram realizadas alterações a pedido do então presidente, permanecendo a determinação de prisão do ministro Alexandre de Moraes e a realização de novas eleições', acrescenta a decisão, citando representação da PF.

A operação da PF desta quinta, que teve Bolsonaro como alvo de busca e apreensão, também mirou quatro ex-ministros do governo e militares da cúpula da gestão passada. Quatro pessoas foram presas, sendo três militares e o ex-assessor para Assuntos Internacionais da Presidência Filipe Martins.

O ex-chefe da Secretaria de Comunicação do governo Bolsonaro e advogado do ex-presidente, Fabio Wajngarten, informou no início da tarde que o ex-presidente já entregou o passaporte, como solicitado pela decisão judicial.

'O passaporte do presidente @jairbolsonaro já foi entregue para as autoridades competentes, antes das 12:00, em BSB conforme determinação', disse ele no X, antigo Twitter.

O Centro de Comunicação Social do Exército disse em nota que a Força acompanha a operação deflagrada pela Polícia Federal, 'prestando todas as informações necessárias às investigações conduzidas por aquele órgão'.

A defesa de Martins disse em nota que não teve acesso à decisão que fundamentou as medidas contra o ex-assessor presidencial e que já solicitou o acesso integral dos autos para estudo e posterior manifestação.

A Reuters não localizou de imediato representantes de Saad.

RESPALDO

Em outro trecho da decisão de Moraes, de 135 páginas, constam mensagens do então ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid, enviadas ao então comandante do Exército, general Freire Gomes, que sinalizavam que o então presidente estava 'redigindo e ajustando' o decreto do golpe e buscava respaldo do general Estevam Theophilo Gaspar de Oliveira, então comandante do Comando de Operações Terrestres (Coter) do Exército, com o objetivo de empregar uma força especial para promover a prisão de Moraes.

Mauro Cid, que chegou a ser preso no ano passado por outra investigação que envolve Bolsonaro, sobre fraude em cartões de vacina de Bolsonaro e aliados, firmou um acordo de delação premiada e foi solto.

O general Estevam Theophilo, um dos alvos de mandados de busca e apreensão nesta quinta, em ação realizada com o acompanhamento do Exército, também buscou aval do próprio Bolsonaro para realizar o golpe, indicam mensagens de Cid.

'No dia 09.12.2022, Estevam Theophilo se reuniu com o então presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Alvorada e, de acordo com os diálogos encontrados no celular de Mauro Cid, teria consentido com a adesão ao Golpe de Estado desde o que presidente assinasse a medida', transcreveu Moraes na decisão.

Não foi possível localizar Theophilo ou um representante de imediato.

A decisão de Moraes destacou ainda ser 'relevante' para os investigados o monitoramento de Moraes para executar a prisão dele, em caso de consumação do golpe de Estado.

A partir da comparação dos voos realizados por Moraes entre 14 e 31 de dezembro de 2022, a PF descobriu que Moraes foi monitorado pelos investigados com o objeto de cumprir a prisão dele após o eventual golpe.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bolsonaro revisou e pediu …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.