Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Bono faz 63 anos: Confira a homenagem da Antena 1

Saiba mais curiosidades sobre os álbuns feitos pelo artista irlandês

Placeholder - loading - Bono faz 63 anos.Divulgação
Bono faz 63 anos.Divulgação

Publicada em  

Bono Vox, de nome Paul David Hewson, é o vocalista e letrista principal da banda de Rock U2. Ele atua como cantor, compositor, ativista e filantropo, tendo como uma de suas grandes conquistas, o prêmio anual Man of Peace em 2008 - que é concedido por vários ganhadores do Prêmio Nobel da Paz. Cinco anos depois, saiu em 8ª posição na lista da revista Time das Celebridades Mais Influentes – sendo que ele era a única pessoa da indústria da música no Top 10.

Músico irlandês Bono Vox.Divulgação
Toque para aumentar

Junto com os outros membros da banda U2, ele foi introduzido no Hall da Fama de Rock & Roll. Em seguida, a revista Rolling Stone o classificou como o 32º Maior Cantor de Todos os Tempos. Os trabalhos que desenvolveu junto com a banda foram fundamentais para a construção da sua figura atual e não podem ser deixados em vão neste aniversário. Por isso, a Antena 1 decidiu pegar as capas de álbuns mais conhecidas que estão na programação e destrinchar suas histórias e significados.


The Unforgettable Fire (1984)

Capa do disco ‘The Unforgettable Fire’.Divulgação
Toque para aumentar

The Unforgettable Fire” foi o quarto disco do U2, lançado em 1984. Com uma sonoridade radicalmente diferente dos seus primeiros discos, o grupo buscou referências som de ambiente – que enfatizam mais o tom e a atmosfera criada pelos instrumentos do que a melodia e ritmo. Foram encorajados pelos produtores Brian Eno e Daniel Lanois a fazerem testes experimentais com os instrumentos, que resultou no descobrimento de novas forma de tocar. "Pride (In the Name of Love)", foi uma das faixas favoritas pelo público.

Por conta do som atmosférico que criaram, o LP soa como se tivesse sido gravado em um castelo. E, na verdade, cerca de metade dele realmente foi, no Castelo de Slane, na Irlanda. A capa não é a deste castelo - é o castelo de Moydrum, que foi destruído por conta de um incêndio em 1921. A fotografia foi captada por Anton Corbijn. Definiram o título do projeto após uma visita à exposição de arte japonesa que tinha esse nome. As obras daquela mostra eram todas feitas por sobreviventes do bombardeio atômico de Hiroshima.


The Joshua Tree (1987)

Capa do disco ‘The Joshua Tree’.Divulgação
Toque para aumentar

The Joshua Tree”, que originalmente foi intitulado “The Two Americas”, é uma obra que mostra o fascínio de Bono pela geografia estadunidense. Com o tema recorrente voltado para montanhas, campos e rios, foram incluídas fotos que Corbijn tirou da banda durante uma viagem pelo deserto de Mojave, na Califórnia.

Em várias imagens, eles estão ao lado de uma árvore de Josué. Uma curiosidade sobre essa árvore solitária é que ela caiu em 2000. Mas, se você for até o ponto onde ela ficava, tem uma placa que diz “Você encontrou o que estava procurando?”. O nome do projeto foi alterado para homenagear a planta quando o cantor descobriu a origem de seu nome – que supostamente foi dado por colonos mórmons, que viram semelhança entre seus galhos e os braços do profeta Josué, orando.


Achtung Baby (1991)

Capa do disco ‘Achtung Baby’.Divulgação
Toque para aumentar

No “Achtung Baby” Bono buscou desafiar os ouvintes e quebrar concepções já esperadas sobre o U2. Assim, um dos pontos principais de mudança foi o estilo da capa. Saindo de fotografias monocromáticas como anteriormente, a banda se juntou com o fotógrafo Corbijn e o designer Steve Averill e montaram um mosaico com 16 fotos.

Elas foram tiradas no Carnaval de Santa Cruz em Santa Cruz de Tenerife, Espanha. Após alguns meses, a sessão rendeu o resultado colorido e divertido que todos conhecem. Foram escolhidas as favoritas de todos os envolvidos, incluindo uma foto do grupo em um carro e a de uma vaca.


How to Dismantle an Atomic Bomb (2004)

Capa do disco ‘How to Dismantle an Atomic Bomb’.Divulgação
Toque para aumentar

Quando o U2 gostava do trabalho de alguém, seguia para sempre com a mesma pessoa. “How to Dismantle an Atomic Bomb” tem uma capa feita pelo mesmo fotógrafo e designer das anteriores. Com um estilo apropriado para um disco que menciona a ‘bomba atômica’ em seu título, foram inseridas listras vermelhas acima de uma foto preto e branco da banda - dando destaque para aquela seção do título.

Bono, descreveu esse projeto como "nosso primeiro álbum de rock. Levamos vinte anos ou o que quer que seja, mas este é nosso primeiro álbum de rock". Após seu lançamento, a Rolling Stone o inseriu na lista dos 100 Melhores Álbuns da Década. Nas gravações, buscou uma sonoridade mais mainstream de Rock, depois de passarem anos explorado o alternativo. Na composição, ele aborda temas da vida, como o amor, a morte, a guerra, a família e a fé.

Confira outras canções que tocam na rádio:

Veja também:

BILLY JOEL COMPLETA 73 ANOS: CONFIRA A HOMENAGEM DA ANTENA 1

ENTREVISTA EXCLUSIVA ANTENA 1: IL VOLO

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bono faz 63 anos confira a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.