Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Breivik ainda é perigoso e deve permanecer isolado na prisão da Noruega, diz autoridade do governo a tribunal

Placeholder - loading - Assassino em massa Anders Behring Breivik durante audiência em tribunal montado na prisão de Skien, na Noruega 18/01/2022 Ole Berg-Rusten/NTB/via REUTERS
Assassino em massa Anders Behring Breivik durante audiência em tribunal montado na prisão de Skien, na Noruega 18/01/2022 Ole Berg-Rusten/NTB/via REUTERS

Publicada em  

Por Gwladys Fouche

OSLO (Reuters) - Anders Behring Breivik, o fanático de extrema-direita que matou 77 pessoas em ataques na Noruega em 2011, continua 'muito perigoso' e deve ser mantido em isolamento na prisão, disse uma autoridade do governo norueguês a um tribunal nesta sexta-feira.

Breivik, de 44 anos, está processando o Estado norueguês em uma tentativa de acabar com seus anos de isolamento na prisão e suspender as restrições à sua correspondência com o mundo exterior. A audiência de cinco dias termina nesta sexta-feira.

Breivik tem permissão para dizer algumas palavras no final da audiência e pode exercer esse direito.

Ele está preso em isolamento desde que matou oito pessoas com um carro-bomba em Oslo e outras 69, a maioria adolescentes, na ilha de Utoeya.

Andreas Hjetland, representante do Ministério da Justiça da Noruega, disse em seu argumento final na sexta-feira que 'não há fundamento para a alegação de que os direitos humanos de Breivik estão sendo violados'.

'Breivik continua sendo muito perigoso', disse ele ao tribunal. 'Ainda há um grande perigo de que ele possa cometer violência ou que possa inspirar outros (a cometer violência).'

Como nos dias anteriores, Breivik balançou a cabeça em desacordo com alguns dos pontos apresentados por Hjetland.

Breivik disse em um depoimento choroso na terça-feira que o isolamento era um 'pesadelo' e que ele considerava o suicídio todos os dias. Seu advogado disse na segunda-feira que seu cliente sofria de 'depressão profunda'.

Na quinta-feira, a psiquiatra de Breivik disse que não achava que Breivik estivesse gravemente deprimido.

'Suas condições pesam sobre ele e ele se sente sozinho. É um fardo, mas não acho que ele esteja gravemente deprimido', disse Janne Gudim Hermansen ao tribunal, segundo o jornal Aftenposten.

A juíza Birgitte Kolrud perguntou à psiquiatra o que ela achava do testemunho choroso de Breivik. Ela disse que nunca tinha visto Breivik chorar.

'Acho que é a maneira de ele demonstrar seu desespero. Portanto, estou um pouco incerta quanto à credibilidade do depoimento', disse ela, de acordo com o Aftenposten.

Os advogados de Breivik argumentam que a Noruega está violando a Convenção Europeia de Direitos Humanos, incluindo seções que dizem que ninguém deve ser submetido a 'tortura ou a tratamento ou punição desumana ou degradante'.

O isolamento por mais de uma década deixou Breivik em um 'mundo trancado' com apenas guardas e outros profissionais da prisão cujo dever é manter distância dele, disse seu advogado Oeystein Storrvik ao tribunal na segunda-feira.

A decisão da juíza será emitida nas próximas semanas.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. breivik ainda e perigoso e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.