Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Brics dá boas-vindas a novos membros em esforço para remodelar ordem mundial

Placeholder - loading - Cúpula dos Brics em Johanesburgo  24/8/2023   Marco Longari/Pool via REUTERS
Cúpula dos Brics em Johanesburgo 24/8/2023 Marco Longari/Pool via REUTERS

Publicada em  

Atualizada em  

Por Carien du Plessis e Anait Miridzhanian e Bhargav Acharya

JOHANESBURGO (Reuters) - Os líderes do Brics convidaram Arábia Saudita, Irã, Etiópia, Egito, Argentina e Emirados Árabes Unidos para aderirem ao grupo, em uma medida que visa acelerar seu esforço para remodelar uma ordem mundial vista como desatualizada.

Os líderes do grupo deixaram a porta aberta a uma futura expansão, abrindo potencialmente o caminho para a adesão de dezenas de outros países motivados pelo desejo de nivelar as condições de concorrência globais que consideram manipuladas contra eles.

A expansão acrescenta peso econômico ao Brics, cujos atuais membros são Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul. Eles também podem amplificar sua ambição declarada de se tornar uma referência no 'Sul global'.

Mas podem persistir tensões de longa data entre os membros que pretendem transformar o grupo num contrapeso ao Ocidente -- nomeadamente a China e a Rússia -- e aqueles que continuam a nutrir laços estreitos com os Estados Unidos e a Europa.

“Esta expansão do número de membros é histórica”, disse o presidente da China, Xi Jinping, em comentários após o anúncio. 'Isso mostra a determinação dos países do Brics na unidade e cooperação com os países em desenvolvimento mais amplamente.'

A polarização geopolítica ligada à guerra na Ucrânia e ao declínio das relações da China com os Estados Unidos está estimulando os esforços de Pequim e Moscou para transformar o Brics em um contrapeso viável ao Ocidente.

Os novos candidatos foram anunciados pelo presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, que organiza uma cúpula de líderes do Brics.

“O Brics embarcou num novo capítulo no seu esforço para construir um mundo que seja justo, um mundo que também seja inclusivo e próspero”, disse ele.

As nações candidatas se tornarão formalmente membros em 1º de janeiro de 2024.

'Temos consenso sobre a primeira fase deste processo de expansão e outras fases se seguirão', afirmou Ramaphosa em conferência de imprensa.

Lula disse que as promessas de globalização fracassaram, acrescentando que é hora de revitalizar a cooperação com os países em desenvolvimento, já que 'há risco de guerra nuclear' -- uma aparente alusão às crescentes tensões entre a Rússia e o Ocidente devido ao conflito na Ucrânia.

O presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Zayed, cujo país já é membro do Novo Banco de Desenvolvimento do bloco, disse que apreciou a inclusão do seu país na expansão.

O primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, classificou a decisão dos líderes do Brics de convidar a Etiópia para aderir ao grupo como 'um grande momento'.

Os países convidados a aderir refletem o desejo individual dos membros do grupo de trazer aliados.

Lula fez lobby pela inclusão da Argentina, enquanto o Egito mantém laços comerciais estreitos com a Rússia e a Índia.

A Rússia e o Irã encontraram uma causa comum na sua luta partilhada contra as sanções lideradas pelos EUA e o isolamento diplomático, com os seus laços econômicos se aprofundando na sequência da invasão da Ucrânia por Moscou.

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, celebrou o convite do seu país para aderir ao Brics com uma sinalização a Washington.

'A expansão do Brics mostra que a abordagem unilateral está em vias de decair', disse ele, segundo a rede de televisão iraniana de língua árabe Al Alam.

REEQUILIBRAR A ORDEM MUNDIAL

Em um reflexo da crescente influência do bloco, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, participou do anúncio de expansão na quinta-feira.

Ele repetiu um apelo recorrente do Brics por reformas de instituições como o Conselho de Segurança da ONU, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, afirmando que as estruturas de governança global 'refletem o mundo de ontem'.

'Para que as instituições multilaterais permaneçam verdadeiramente universais, devem reformar-se para refletir o poder e as realidades econômicas de hoje. Na ausência de tal reforma, a fragmentação é inevitável', disse ele.

O debate sobre a expansão esteve no topo da agenda da cúpula de três dias que ocorreu em Johanesburgo. Embora todos os membros do Brics tenham manifestado publicamente o seu apoio ao crescimento do bloco, havia divisões entre os líderes sobre quanto e com que rapidez.

Mais de 40 países manifestaram interesse em aderir ao Brics, dizem autoridades ​​sul-africanas, e 22 pediram formalmente para serem admitidos.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. brics convidam argentina …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.