Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Caberá a Anvisa e Butantan desfazer temores de interferência política na vacina, diz ex-presidente da agência

    Placeholder - loading - FILE PHOTO: A box of China's Sinovac, a potential vaccine against the coronavirus disease (COVID-19), is held during a news conference at Instituto Butantan in Sao Paulo, Brazil November 9, 2020. REUT
    FILE PHOTO: A box of China's Sinovac, a potential vaccine against the coronavirus disease (COVID-19), is held during a news conference at Instituto Butantan in Sao Paulo, Brazil November 9, 2020. REUT

    Publicada em  

    Atualizada em  

    Por Eduardo Simões

    SÃO PAULO (Reuters) - Caberá à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ao Butantan acalmar os ânimos em torno da CoronaVac, potencial vacina contra Covid-19 da chinesa Sinovac que está sendo testada no país pelo instituto ligado ao governo paulista, após a agência autorizar nesta quarta-feira a retomada dos testes com o imunizante, disse à Reuters o ex-presidente da Anvisa Gonzalo Vecina Neto.

    Após a Anvisa anunciar na noite de segunda a interrupção dos testes com a CoronaVac, a terça-feira foi marcada por temores de interferência política no tema da vacina, após a comemoração do presidente Jair Bolsonaro pelo revés enfrentado pelo imunizante promovido por seu desafeto João Doria, além de uma troca dura de palavras entre o Butantan e a agência reguladora.

    Para Vecina, a decisão da Anvisa na manhã desta quarta de autorizar a retomada dos teses tranquiliza os temores neste sentido, mas não garante que a temperatura irá baixar.

    'Eu acho que tranquiliza bastante, e segue o barco. Agora, com certeza Bolsonaro e Doria vão continuar jogando gasolina nessa fogueira, eu não tenho dúvida nenhuma', disse ele, que atuou na Anvisa de 1999, logo após sua fundação, até 2003.

    'O que eu espero é que a Anvisa saiba controlar esse fogo e que o Dimas (Covas) seja o presidente do Instituto Butantan, e não o subordinado do governador Doria', afirmou.

    A decisão da Anvisa de interromper os testes com a potencial vacina chinesa foi tomada, de acordo com a agência, por causa de um evento adverso grave em um voluntário. Já na segunda-feira, pouco após o anúncio da Anvisa, Dimas Covas, presidente do Butantan, disse que o evento era a morte de um voluntário não relacionada com a vacina.

    Posteriormente, a Secretaria de Segurança Púbica do Estado de São Paulo disse que a morte do voluntário é investigada como suicídio.

    Na terça, a Anvisa decidiu manter a paralisação, alegando não ter recebido informações completas do Butantan, incluindo a causa da morte do voluntário. O instituto, por sua vez, reclamou que a agência não entrou em contato em busca de esclarecimentos antes de determinar a interrupção do estudo, como fez, por exemplo, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), que decidiu a favor da continuidade dos testes apesar da morte.

    Para Vecina, o episódio teve falhas de comunicação de ambos os lados e o problema foi potencializado pela relação já atribulada entre Butantan e Anvisa.

    'A causa mortis não é um detalhe. A causa mortis é a coisa mais importante que existe neste caso... A agência tratou o Butantan, como diz no ditado, 'aos inimigos, a lei', e assim foi. Então não houve diálogo, Não havendo diálogo, sobra espaço para o formal, e o formal é demorado.'

    Na avaliação de Vecina, o Butantan poderia ter enviado informações mais detalhadas e a Anvisa também poderia ter buscado esclarecimentos. O clima de animosidade, no entanto, atrapalhou.

    'Poderia ter havido (diálogo), se as duas instituições não estivessem deste jeito', disse. 'Eu acho que quando chegamos a este ponto, não assiste a razão a ninguém.'

    Butantan e Anvisa já entraram em outros atritos, mais leves do que o desta semana, por causa da CoronaVac quando, por exemplo, o instituto reclamou publicamente de um suposto atraso na autorização pela agência da importação de doses prontas da CoronaVac e de insumos para formulação e envase da vacina pelo Butantan.

    Na terça, claramente irritado em entrevista coletiva, o presidente do Butantan disse que a decisão da Anvisa causava indignação, e autoridades de saúde do Estado de São Paulo a classificaram como injusta, cobraram ética e lisura do órgão regulador e pediram respeito aos médicos e cientistas envolvidos no estudo.

    Em Brasília, também em uma coletiva de imprensa, o presidente da Anvisa, Antônio Barra, e diretores da agência rechaçaram a possibilidade politização da agência e também pediram respeito ao trabalho técnico realizado pelo órgão regulador.

    Com os ânimos acirrados, Vecina diz ser impossível prever o que acontecerá daqui para frente, conforme os testes com a CoronaVac avançam até o ponto de o imunizante ter seu pedido de registro analisado pela Anvisa.

    'Pode ser qualquer uma das duas coisas. Ou isso sirva para aplainar, ou isso sirva para ter subido o nível da desgraça', avaliou.

    'Temos que esperar a próxima, porque certamente vai ter mais alguma bobagem. Ou a importação de alguma coisa, ou a questão do controle de qualidade, a visita da Anvisa à fábrica que tem que ser feita. Tem bastante problema para acontecer ainda para frente.'

    (Edição de Pedro Fonseca)

    Escrito por Reuters

    Últimas Notícias

    Placeholder - loading - Imagem da notícia Global Citizen: festival online tem apresentações de Elton John e mais

    Global Citizen: festival online tem apresentações de Elton John e mais

    Neste sábdo, 25 de setembro, acontece mais uma edição do Global Citizen, um dos maiores festivais beneficentes do mundo da música. A transmissão online é totalmente gratuita e será feita pelo canal oficial do evento no YouTubedo evento no YouTube, a partir das 14h. 
     
    O mais legal sobre esse festival é que ele acontece durante 24 horas seguidas, sem interrupções. Então, se você é fã de música internacional esse é o evento certo para você curtir no seu final de semana. 
     
    As apresentações serão transmitidas de diversas cidades ao redor do mundo, sendo: Nova York, Loas Angeles, Paris, Londres, Lagos, Rio de Janeiro, Sydney e Mumbai.  
     
    Para o evento, foram confirmadas presenças de Ed SheeranElton JohnDuran DuranStevie WonderShawn MendesKylie Minogue e muitos outros. Todos os cantores e bandas que vão participar do Global Citizen estão doando o seu tempo e seu show em prol de causas humanitárias, como melhores condições de vida da população, mudanças climáticas e uma melhor distribuição da vacina contra a Covid-19 ao redor do mundo. 
     
    Confira o line-up completo do evento:
     
    De Nova York
    Coldplay, Billie Eilish, Camila Cabello, Jennifer Lopez, Lizzo, Meek Mill e Shawn Mendes, Alessia Cara, Burna Boy, Cyndi Lauper, Jon Batiste e Lang Lang, Amber Ruffin, Andy Cohen, Billy Porter, Bonang Matheba, Bridget Moynahan, Connie Britton, Deborra-lee Furness, Desus Nice e The Kid Mero, Dikembe Mutombo, Katie Holmes, Nomzamo Mbatha, Padma Lakshmi, Rachel Brosnahan, Skip Marley e Tan France.
     
    De Paris
    Ed Sheeran, Elton John, Black Eyed Peas, Christine e as Rainhas, Doja Cat e Måneskin, Angélique Kidjo, Charlie Puth e Fatma Said.

    De Los Angeles
    Stevie Wonder, Adam Lambert, Chloe x Halle, Demi Lovato, HER, Migos, ONEREPUBLIC, Ozuna, The Lumineers e 5 Seconds of Summer, JoJo, Joseph Gordon-Levitt, Michaela Jaé Rodriguez, Maggie Q e Scott Evans.

    De Londres
    Duran Duran, Kylie Minogue, Nile Rodgers e Chic e Rag'n'Bone Man.

    De Lagos
    Femi Kuti, Davido, Tiwa Savage e Made Kuti, Ebuka Obi-Uchendu e Nancy Isime.

    Para asisstir ao Global Citizen 2021, clique no player abaxio:

    Veja também:

     
    Elton John e Charlie Puth se unem para um novo single, 'After All'
     
    'Tonight United': Duran Duran lança música em parceria com Giorgio Moroder

    25 min
    Placeholder - loading - Imagem da notícia Aos 81 anos, Ringo Starr lança novo EP com quatro músicas inéditas

    Aos 81 anos, Ringo Starr lança novo EP com quatro músicas inéditas

    Nesta sexta, 22 de setembro, o cantor e baterista, Ringo Starr, lançou seu mais novo álbum, 'Change The World'. O disco conta com 3 faixas autorais e uma regração, sendo: “Let’s Change the World”, “Just That Way”, “Coming Undone” e “Rock Around the Clock”, de Bill Haley & His Comets.
     
    O diferencial deste trabalho é que ele foi produzido inteiramente no estúdio caseiro do musicista, localizado em Los Angeles nos Estados Unidos. Mas, para isso, Ringo contou com a ajuda de diversos artistas, como o jazzzista Trombone Shorty e a produtora Linda Perry. 
     
    Com a pandemia do coronavírus, a banda de Ringo, All-Star Band, foi impedida de realizar a turnê como haviam programado e, de acordo com o cantor, gravar e laçar músicas foi o que o ajudou a passar pelo isolamento social. “Ter um estúdio em casa foi a minha salvação”, declarou o ex-Beatle
     
    E, claro, desse escape surgiu um trabalho repleto de letras positivas e de melodias marcantes, que deixou um gostinho de quero mais nos seus fãs ao redor mundo.  
     
    Clique no player abaixo para ouvir 'Change The World' completo:
     
     
     
    Em março deste ano, o artista já havia disponibilizado em suas redes sociais o álbum 'Zoom In', também produzido por ele durante a quarentena. O EP conta com cinco faixas totalmente inéditas e com participações dos instrumentistas Nathan East, Steve Lukather, Bruce Sugar, Benmont Tench, Charlie Bisharat, Jacob Braun e Jim Cox.
     
    O single de divulgação desse disco foi 'Here's To The Nights', escrito pela cantora e compositora norte-americana Diane Warren, e é uma canção muito especial para Ringo, já que Paul McCartney, Lenny Kravitz, Joe Walsh, Corinne Bailey Rae, Jenny Lewis e Eric Burton também participam da versão final desta faixa. 
     
    O videoclipe oficial da música fez tanto sucesso que já conta com mais de 800 mil visualizações no YouTube. Confira: 
     
     
    Veja também:
     
    Ouça o dueto de Ray Charles com Steve Tyrell
     
    'Tonight United': Duran Duran lança música em parceria com Giorgio Moroder

    33 min
    Placeholder - loading - Imagem da notícia 'Tonight United': Duran Duran lança música em parceria com Giorgio Moroder

    'Tonight United': Duran Duran lança música em parceria com Giorgio Moroder

    Esta sexta-feira, 24 de setembro, já começou com várias novidades no mundo da música e isso inlui o lançamento de 'Tonight United', sendo esse o novo single de Duran Duran em parceria com o rei do disco, Giorgio Moroder. A canção faz parte de  'Future Past', décimo quinto dsico de estúdio da banda. 
     
    Em nota, Simon Le Bond, vocalista do grupo, declarou: "“Giorgio Moroder, Duran Duran ... isso é música para um mundo que está se reunindo”. 
     
    Um dos motivos para 'Tonight United' ter sido divulgada hoje, é que a canção é a música tema do festival 'Global Citizen' - que acontece neste sáabdo (25), em Londres, e será transmitido ao vivo pelo YouTube do evento. Clique aqui para acessar o canal do show.  
     
    Veja o vídeo oficial da música: 
     
     
    “Quando entramos em estúdio pela primeira vez no final de 2018, eu estava tentando persuadir os caras de que tudo o que precisávamos fazer era escrever duas ou três faixas para um EP. Quatro dias depois, com o núcleo de mais de 25 canções fortes, que todas mereciam desenvolvimento, percebi que estaríamos nisso por um longo tempo, mas isso foi antes de Covid-19. Então, aqui estamos nós em 2021 com nosso 15º álbum de estúdio e nos esforçando ao máximo", afirmou Le Bond.  
     
    As demais faixas do disco também contém parcerias com grandes artistas da indútria musical, como Mark Ranson, Lykke Li, To Love, CHAI, Graham Coxon do Blur e Mick Grason - tecladiscta de David Bowie. 
     
    'Future Past' estará disponível em sua versão compelta a partir do dia 22 de outubro deste ano. Confira as músicas foram publicadas, até o momento:
     
     
    Veja mais:
     
    Shows lendários de Bruce Springsteen ganham data de lançamento
     
    Genesis inicia turnê de despedida 'The Last Domino Tour?' na Inglaterra

    5 H
    1. Home
    2. noticias
    3. cabera a anvisa e butantan …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.