Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Cachorros são usados no exterior para tratar o alcoolismo

Resultados de estudo preliminar, até agora, foram positivos

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Cachorros são usados no exterior para tratar o alcoolismo"

Publicada em  

Segundo jornal espanhol ''El País’’, no ''hospital 12 de octubre'', localizado em Madri, na Espanha, 12 pessoas receberam terapia com dois cachorros treinados para tratar o vício em bebidas alcoólicas e os resultados foram surpreendentes. Devido o sucesso da pesquisa, eles vão ampliar o estudo, que agora, será feito com um público maior, 90 pacientes. A realização foi inédita.

E por mais, que as conclusões ainda sejam prematuras, segundo a equipe, é possível ficar otimista, pois isso indica que o tratamento pode sim, chegar a ser eficaz e colaborar para o abandono do vício.

Ao longo da terapia, os cães, que foram treinados, deviam caminhar entre seis pratos repletos de comida, e ignorar os itens. Em cada recipiente, também, estavam escritas situações complexas que podiam atravessar os pacientes com essa doença, como relações amorosas tóxicas ou problemas familiares. Ao final, se os animais conseguissem completar o caminho, eles ganhavam uma recompensa. O exercício simples propiciou aos pacientes visualizarem como superar certos obstáculos.

Segundo o médico Gabriel Rubio, chefe de Psicologia, esse programa visa melhorar a motivação dos pacientes e estabelecer vínculos para que eles possam se identificar com os bichos e melhorem o conhecimento sobre a sua enfermidade. É claro que, de acordo com o profissional, essa terapia deve estar alinhada a outros tratamentos mais “ortodoxos”.

Aliás, os cães Rax e Fox usados no experimento, foram resgatados por uma associação que adota cachorros abandonados. Eles visitam o hospital semanalmente, e inclusive, são integrados a terapia de grupo.

O teste começou há pouco tempo, em outubro de 2018, porém, pode ser considerado promissor. Com o emprego do método, os indivíduos se mantiveram longe das bebidas e apresentaram melhores resultados na saúde mental relativos ao estado de ânimo.

Agora, basta esperar para ter acesso aos dados mais concretos que a próxima fase dos experimentos trará.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. cachorros sao usados no …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.