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Canal do Panamá descarta mais restrições de trânsito de navios pelo menos até abril

Placeholder - loading - Navio de cruzeiro é rebocado no Lago Gatún, principal reservatório alimentado pela chuva que faz os navios flutuarem através do sistema de eclusas do Canal do Panamá, em Colón, Panamá 24/01/2024 REUTE
Navio de cruzeiro é rebocado no Lago Gatún, principal reservatório alimentado pela chuva que faz os navios flutuarem através do sistema de eclusas do Canal do Panamá, em Colón, Panamá 24/01/2024 REUTE

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Por Elida Moreno

CIDADE DO PANAMÁ (Reuters) - O Canal do Panamá não vê necessidade de mais restrições ao trânsito de navios pelo menos até abril, quando sua autoridade avaliará o nível de água ao fim da temporada de tempo seco, disse a vice-administradora Ilya Espino à Reuters.

Uma seca severa no ano passado forçou o canal a reduzir a quantidade de navios com permissão para atravessá-lo a cada dia. Em dezembro, chuvas do último trimestre permitiram que a hidrovia suspendesse mais restrições que seriam aplicadas em janeiro.

Nos últimos meses, ataques contra navios no Mar Vermelho levaram muitos proprietários de embarcações a adotar rotas mais longas na ligação com a Ásia, aumentando a demanda de trânsito pelo Panamá, afirmou Espino.

“Pelo menos até abril, manteremos 24” passagens autorizadas por dia, disse, em uma entrevista no fim da terça-feira.

Se as chuvas chegarem em maio como esperado, o canal planeja progressivamente aumentar as cotas diárias, com o objetivo de retornar a cerca de 36 navios por dia -- o normal durante a temporada chuvosa.

Se as chuvas não cumprirem as expectativas, a autoridade pode aplicar mais restrições a passagens ou aos calados, a profundidade máxima dos navios.

“Se a chuva não chegar em maio, avaliaremos novamente se cortamos o trânsito em um ou dois navios por dia ou reduzimos o calado máximo dos navios para 43 pés”, acrescentou. A autoridade também está monitorando a evaporação dos reservatórios de água durante a temporada de seca.

O canal atualmente permite navios com calado máximo de 44 pés. A Autoridade do Canal do Panamá evita diminuir esse número porque forçaria muitos navios a reduzirem suas cargas, tornando o transporte de alguns produtos não lucrativo.

(Reportagem de Elida Moreno)

Escrito por Reuters

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