Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Casos de miopia vêm aumentando e em 2050 metade das pessoas será míope

A boa notícia é que a maioria das causas do problema é evitável.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Casos de miopia vêm aumentando e em 2050 metade das pessoas será míope"

Publicada em  

Em alguns países, o aumento dos casos de miopia já alcançou o patamar de epidemia. No sudeste da Ásia, estima-se que 90 por cento dos jovens sejam míopes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020 cerca de 35 por cento da população mundial sofrerá com o problema; em 2050, esse número pode chegar a 52 por cento.

Até pouco tempo atrás, a miopia tinha causa exclusivamente hereditária. Hoje, a comunidade científica já pode afirmar que o estilo de vida também contribui muito para esse mal.

“É um erro refracional que ocorre quando o olho cresce demais. A refração não ocorre em cima da retina, como deveria ser, mas antes dela, deixando a visão de longe embaçada. É um problema que surge ainda na infância ou na adolescência”, explica o oftalmologista Guilherme Diehl, do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre.

E ter a visão borrada para objetos distantes não parece ser o maior problema da doença: ser míope aumenta o risco de problemas como descolamento de retina e degeneração macular, que pode levar à cegueira.

As causas deste aumento de casos ainda geram dúvidas, mas já se sabe que há uma relação direta com o fato de as crianças passarem menos tempo em ambientes abertos. “Nossas crianças vivem fechadas, brincam pouco do lado de fora. Além disso, ficam cada vez mais tempo com os olhos voltados para telas de smartphone, tablet ou televisão”, alerta a oftalmologista Tania Schaefer, da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

E a luz solar auxilia a produção de dopamina, hormônio que ajuda a controlar o crescimento do olho. Além disso, estudos mostram que a melatonina, hormônio do sono, também influencia no tamanho do olho. Por isso, não respeitar o ciclo circadiano e não dormir o suficiente também pode favorecer o aparecimento da miopia.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    Últimas Notícias

    1. Home
    2. noticias
    3. casos de miopia vem …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.