Casos suspeitos de coronavírus no Brasil vão a 433; governo adquire testes para diagnóstico
Publicada em
SÃO PAULO (Reuters) - O número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil atingiu um total de 433, informou nesta segunda-feira o Ministério da Saúde, o que representa um aumento de 181 em relação à véspera.
As infecções confirmadas, porém, continuam sendo apenas duas, ambas no Estado de São Paulo, enquanto 162 casos que eram tidos como suspeitos foram descartados.
São Paulo segue como o Estado com o maior número de suspeitas, somando 163, seguido por Rio Grande do Sul (73), Minas Gerais (48) e Rio de Janeiro (42).
'Temos vigilância sentinelas em todo o Brasil, que fazem o monitoramento e vigilância de casos graves em hospitais... Estamos na fase de contenção do vírus. O nosso objetivo é evitar a dispersão', afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, durante apresentação nesta segunda-feira.
Ele anunciou ainda que o governo federal está expandindo a capacidade de testes laboratoriais para todo o país, com a aquisição de 30 mil testes da Fundação Oswaldo Cruz para diagnóstico da doença.
Também presente na ocasião, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, destacou que o governo deseja 'chegar no ápice do nosso inverno com todos os Estados equipados e preparados para fazer os testes'.
No mundo, já são quase 90 mil casos confirmados de coronavírus, com cerca de 3.000 mortes em decorrência da doença, a grande maioria na China. [nL1N2AV1ES]
(Por Gabriel Araujo; Edição de Alexandre Caverni)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO